Projeto Semear Leitores é renovado em Gaspar

Incentivar o gosto pela literatura na era da tecnologia, muitas vezes passa a ser um grande desafio para os professores. Fazer com que crianças deixem de lado o mundo dos eletrônicos por alguns instantes e mergulhem no universo da literatura, é a missão das mediadoras de leituras de Gaspar. São três profissionais que fazem parte do projeto “Semear Leitores”, uma parceria da Fundação Bunge entre a Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, que foi renovada até março de 2023.

A Diretora de Cultura, Bruna Basei, comemora mais uma fase de parceria. “A renovação do Termo de Parceria com a Fundação Bunge destaca o trabalho de sucesso que vem sendo desenvolvido em nosso município. Com as Mediadoras de Leitura inseridas no contexto escolar fomentando a leitura nas unidades, fortalecemos pensamento crítico e desenvolvimento de aptidões em nossos educandos”, destaca.

Mesmo com a pandemia e isolamento social, o Semear Leitores não parou, foi reinventado, assim como todas as demais atividades das escolas. Apenas neste ano, no primeiro semestre, mais de 6 mil crianças foram atendidas com o trabalho das mediadoras de leitura. Por enquanto, as unidades de ensino que recebem o projeto são: EEB Profª Dolores Krauss, EEF Professor Olímpio Moretto, EEB Mário Pederneiras, EEB Profª Aninha Pamplona Rosa, EEB Zenaide Schmitt Costa, EEB Norma Mônica Sabel e CDI Vovó Lica.

A mediadora Cristiane Seide destaca a importância da profissão para os alunos “Meu trabalho com a mediação de leitura tem como objetivo formar o senso crítico e inclusivo da criança e do adolescente. A mediação o integra nas questões sociais e amplifica o seu desenvolvimento emocional, ético, cognitivo e seu repertório cultural. Eles aprendem a visualizar de forma clara o contexto social em que estão inseridos. O retorno que eles nos proporcionam é fabuloso”, conta.

Engana-se quem acha que o trabalho do mediador de leitura é apenas ler um livro para as crianças. A presença desse profissional em sala de aula é fundamental para que o aluno possa criar pontes entre os livros e leitores, a fim de formar futuros leitores. Tudo isso, por meio de discussões que despertam inquietudes de forma que eles se tornem sujeitos autônomos, capazes de exercer por si próprios o direito de crítica.

“Desde 2019, atuo como mediadora de Leitura em Gaspar. É de extrema importância para as crianças, pois traz acesso à leitura, que é a chave do sucesso. Quem lê sabe questionar e consegue interpretar melhor. Esse hábito de leitura é muito importante para criar cidadãos pensantes, e é isso que a gente propõe”, conta a mediadora, Thais Hank Ferreira de Andrade.

Programa Semear Leitores

O Programa Semear Leitores foi criado pela Fundação Bunge para estimular o contato da criança com os livros de maneira prazerosa e, por meio da leitura, incentivar a ampliação do universo. Para isso, a Fundação apostou na oferta de espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros.

O acervo conta com de cerca de mil títulos, renovados anualmente com o envio de kit com novos livros, além de baús lúdicos, com adereços e fantasias que contribuem para as atividades realizadas nos espaços, como as contações de histórias, tornando o momento ainda mais interessante para os pequenos.

Realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios e outras entidades, o Programa também promove a formação de mediadores de leitura, profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros, por meio de encontros presenciais e ferramenta online. Atualmente, já são 33 espaços Semear Leitores, presentes em nove estados – Santa Catarina (Gaspar), Rio Grande do Sul (Rio Grande), Paraná (Ponta Grossa e Paranaguá), São Paulo (Santos, Orindiúva, Icém, Paulo de Faria, Riolândia, Palestina, Carapicuíba, Nova Granada e Guaraci), Minas Gerais(Santa Juliana e Fronteira), Bahia (Luís Eduardo Magalhães), Tocantins (Tupirama e Bom Jesus do Tocantins), Pará (Itaituba) e MT (Rondonópolis).