Atendimentos odontológicos crescem com novos consultórios

   Os atendimentos odontológicos realizados pela Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde cresceram 17% após a implantação de três novos consultórios no município, em maio. Em apenas três meses de funcionamento, foram realizados mais de 6.000 consultas, enquanto de janeiro a abril, foram contabilizados cerca de 5.000 atendimentos. São mil pessoas a mais que foram beneficiadas com os novos consultórios.

   Este ano, entre os meses de janeiro e julho, a população gasparense recebe atendimento primário em 10 Estratégias Saúde da Família (ESFs), onde é possível realizar pequenos procedimentos. Somente neste ano, 44.682 procedimentos foram realizados, são em média 313 atendimentos diários. Também houve ampliação no número de atendimento, após a implantação dos novos consultórios, são 18% procedimentos a mais com os novos consultórios.

   Entre os procedimentos mais realizados são: radiografia periapical, orientação de higiene bucal, raspagem de cálculo e profilaxia, aplicação de flúor, restauração e atendimentos de urgência (dor). Mas, quando as pessoas necessitam de cirurgias ou procedimentos de alta e média complexidade, são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica Municipal.

   De acordo com a secretária de Saúde, Silvania Janoello, esse é um resultado importante. “Gaspar se desenvolve e cresce a cada dia, nossa missão é oferecer um serviço de excelência que vem para ocupar e suprir essa demanda para atender todos os gasparenses”, conta.

   Além dos consultórios, o atendimento foi odontológico foi ampliado em 40 horas na Margem Esquerda II e 50 horas no ESF Centro, totalizando mais 90 horas semanais de atendimento para toda comunidade.

   Para quem necessita do serviço, basta procurar a ESF do bairro para realizar o atendimento. Os pacientes passarão por avaliação odontológica e as consultas serão marcadas de acordo com a necessidade de cada um. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS.