Novo Esporte Gaspar completa três anos

   Neste mês de agosto o Programa Novo Esporte Gaspar completa três anos de implantação. Através dele, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL já atendeu centenas de atletas e dezenas de técnicos. O programa tem como principais objetivos incentivar e investir na promoção do esporte além de formar parcerias que fomentem a prática no município. Em 2018 a Prefeitura de Gaspar lançou o programa que, inicialmente, era constituído por: Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Amigos do Esporte.

   Atualmente o Novo Esporte contempla atletas, paratletas, técnicos esportivo e auxiliares, para que em nome da cidade, participem de festivais, competições, circuitos e similares. Com as bolsas, os contemplados são selecionados para representar a cidade. Várias modalidades e polos foram iniciados e editais para seleção de novos contemplados são eventualmente realizados. Dentre as modalidades estão, o voleibol, futebol, futsal, futebol americano e judô.

   O Amigos do Esporte firmou parcerias com a iniciativa privada para desenvolvimento e manutenção de espaços para a prática esportiva. Já as bolsas preveem uma renda mensal para que o atleta tenha o suporte necessário para treinamento e competição, como custeio de transporte, equipamentos como bolas, raquetes, protetores, joelheiras, inscrições, estadias e assim por diante. Os contemplados são recebem apoio conforme o tempo determinado por contrato e os investimentos de cada um são registrados para prestação de contas e transparência.

   Já no primeiro ano, em 2018, a equipe masculina de voleibol (FMEL/AEEG) conquistou a inédita realização de se classificar para as quartas de finais do Jogos Abertos de Santa Catarina. Outro fato histórico daquele ano viabilizado pelo programa, foi o time Black Hawks de futebol americano, que disputou a final da Conferência Sul da Liga Nacional contra o Porto Alegre Gorillas do Rio Grande do Sul. O ano terminou com medalha de prata no judô masculino (categoria médio) na 18ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

   A temporada de 2019 do programa contou com novo edital e anúncio de novos contemplados ao programa (atletas e técnicos). Além disso, vários atletas representaram Gaspar participando de competições diversas. No ano de 2020, com a chegada da pandemia ocasionada pelo contágio do covid-19, todas as atividades esportivas foram suspensas. Entretanto, a FMEL seguiu com os editais e manteve o benefícios para que atletas e técnicos pudessem estar preparados para o retorno das atividades.

   Com o avanço da vacinação em em 2021 e as atividades sendo retomadas aos poucos a FMEL anunciou a ampliação do programa com o Bolsa Auxiliar Técnico, destinada aos acadêmicos da área. Em março foi novamente ampliado e lançou o Bolsa Técnico de Rendimento.

   Atualmente o programa conta com o Bolsa Atleta, Bolsa Técnico de Iniciação Esportiva, Bolsa Técnico de Rendimento e Bolsa Auxiliar Técnico. Em julho, a fundação deu início ao Projeto Paradesporto, também do Programa Novo Esporte, que visa a democracia e inclusão social ao esporte no município. As crianças puderam ir até o Centro de Referência Paralímpica em Blumenau, no Complexo Esportivo do SESI, praticaram atividades e conheceram o paratleta José Alexandre Martins da Costa, medalhista mundial.

   Para o prefeito Kleber Wan-Dall, investir no esporte é investir em saúde e desenvolvimento social. “No esporte os jovens desenvolvem habilidades físicas, disciplina, respeito, senso coletivo e outros atributos importantes. É um investimento social, pois oportunizamos aprendizados que podem ser aplicados na vida em sociedade e profissional e também para saúde através da atividade física”, salienta.

Iniciação Esportiva

   Além de apoiar os atletas, técnicos e eventos esportivos, a FMEL tem como objetivo incentivar a prática esportiva, seja pelo lazer, para promover a saúde ou mesmo para buscar novos talentos. Por isso, em parceria com a Secretaria de Educação, outro programa do Novo Esporte é o Iniciação esportiva. São diversos polos e modalidades oferecidas com a intenção de atender cerca de 800 crianças. “Desde o início do programa, contamos com a importante parceria com a Secretaria Municipal da Educação que disponibiliza espaço físico e incentiva os alunos quanto ao desenvolvimento do programa”, destaca Roni Muller,

   Neste ano foi lançado outro Programa importante o Lazer em Foco, com eles 29 áreas de lazer e esporte do município serão reestruturadas e um novo parque está em construção no Bairro Bela Vista. Lugares estes que servirão de atividades também para o Novo Esporte. “Estaremos prontos para quando o esporte voltar com força total. Gaspar sempre teve bons resultados e nosso dever é manter e ampliar essas atividades”, finaliza Roni.