Gaspar inicia vacinação de adolescentes nesta segunda-feira

 

 

 

A imunização dos adolescentes gasparenses com idade entre 12 e 17 anos inicia na próxima segunda-feira, dia 13. A Secretaria de Saúde recebe as doses Pfizer na noite desta sexta-feira. Neste primeiro momento as vacinas serão aplicadas em todos os jovens de 17 anos e nos adolescentes de 12 a 16 com alguma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde. No mesmo dia inicia a aplicação da terceira dose para pessoas com mais de 85 anos com intervalo de mais de seis meses da segunda dose. A ação acontece no Centro de Vacinação contra COVID-19 de Gaspar na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins das 8h às 14h.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde reforça que para a faixa etária de 12 a 17 anos é necessário a autorização dos pais ou responsáveis legais. A autorização pode ser verbal ou escrita. No momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto e cpf dos jovens e dos pais e comprovante de residência. Para os jovens com comorbidades, é necessária a apresentação de documento, atestado ou laudo que comprove a doença. A vacinação seguirá por faixa etária conforme a disponibilidade de vacinas.

Para comprovar a condição de comorbidade e deficiência permanente será necessário laudo médico, exames, cartões de gratuidade do transporte coletivo que indique a condição de deficiência permanente, laudo de obesidade; declaração de equipe multidisciplinar, que indique a condição de deficiência ou comorbidade; autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento) para os casos de deficiência permanente grave.

Relação de comorbidades para adolescentes com idade de 12 a 17 anos:

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);

b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);

c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;

d) Doença hepática crônica;e) Doença renal crônica;

f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);

g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);

h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);

i) Obesidade grave;

j) Síndrome de Down.

 

Terceira Dose

O reforço de terceira dose da vacina para idosos também inicia nesta segunda-feira, dia 13. Por conta do quantitativo de doses recebidas, poderão procurar o Centro de Vacinação idosos com 85 anos ou mais que tomaram a segunda dose há mais de 6 meses. A dose de reforço deve ser de um imuno diferente do aplicado nas primeiras doses. No momento a vacina disponível é a Pfizer.

 

Demais grupos

A Secretaria de Saúde de Gaspar também segue vacinando qualquer pessoa com 18 anos ou mais que ainda não tomou a primeira dose e grupos prioritários. “Estamos com 73% da população adulta gasparense imunizada com a primeira dose. Mas queremos chegar a 100%, para garantir a saúde de todos. Por isso, continuamos pedindo que, quem ainda não se vacinou, que procure o Centro de Vacinação”, reforça a secretária de Saúde, Silvania Janoello dos Santos.

Segunda-feira também segue a segunda dose da CoronaVac para quem tem a aplicação programada para até dia 13 de setembro; segunda dose da Pfizer para quem tomou a primeira dose até dia 20 de Junho. A segunda dose AstraZeneca está momentaneamente suspenda por falta de doses.