Projeto pedagógico explora a curiosidades na educação infantil

    Grilo ou gafanhoto? Esse foi o tema explorado pelos alunos da educação infantil do CDI Ivan Carlos Debortoli Duarte. A proposta surgiu através de questionamento e curiosidades abordados pelas crianças, durante a leitura da obra “o girino pequenino”. A partir dessa observação, foi iniciado o projeto de investigação que contou com a participação da família, além de biólogos responsáveis pelo Museu de Ecologia Fritz Muller.

    Para deixar o momento mais lúdico e atrativo para os pequenos foi enviada para cada família uma folha, para que todos participassem de atividade, com registros sobre grilos e gafanhotos. A proposta foi desenvolvida pela professora Cláudia Dimon Spengler e auxiliares Marlete Tholl da Silva e Taís Fabíola de Oliveira.

    Para que todos os alunos sanassem as dúvidas e tivessem experiências significativas através de observações, as professoras conseguiram agendar uma conversa por videoconferência, com responsáveis do Museu de Ecologia Fritz Muller. Durante o encontro os profissionais do Museu mostraram o acervo com as duas espécies, além de falar sobre as diferenças dos insetos.

    Através das experiências proporcionadas durante a aplicação do projeto, as crianças puderam observar mais, prestar mais atenção ao seu redor, além de criar uma relação de afeto com o meio ambiente ao seu redor, reconhecer o seu território e ter um contato maior com a natureza.

    Quanto mais as crianças aprendem sobre a natureza, e tiverem contato com ela, mais elas vão querer preservá-la e, como consequência, vão incentivar todos ao redor a fazer o mesmo. Com o projeto, os alunos passaram a conviver, explorar, participar, expressar e se conhecer, devido ao fato de que a natureza é considerada fator favorável à imaginação infantil que potencializa a criatividade e desperta a curiosidade das crianças.