Projeto Amigos do Skate de Gaspar volta à ativa

    Nesta quarta-feira, dia 22 de Setembro, o Amigos do Skate voltou a atender crianças e adolescentes em Gaspar. O Projeto é de iniciativa voluntaria e conta com parceria da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL e faz parte do Programa Novo Esporte, mais especificamente do Projeto de Iniciação Esportiva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

    O Projeto de Iniciação Esportiva atualmente conta com 16 núcleos esportivos e, com o retorno do Projeto Amigos do Skate, são seis modalidades diferentes que são Voleibol, Futsal, Futebol, jiu jItsu, Xadrez e Skate. O Projeto atualmente também já leva a oportunidade de participação no esporte a cerca de 660 jovens entre 09 e 14 anos por toda a cidade de Gaspar. “Gaspar vem crescendo e evoluindo a cada dia mais e não pode ser diferente com o esporte. Agora com o retorno do Skate já somam seis modalidades praticadas no Projeto de Iniciação Esportiva, que faz parte do Programa Novo Esporte Gaspar no qual chegou para evoluir o nível do esporte gasparense. Eu tenho muito orgulho de poder fazer parte desse momento que estamos construindo”, comenta o diretor-presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller.

    O Projeto Amigos do Skate estava paralisado desde o inicio Março de 2020 por conta da pandemia mundial do Covid 19. Os treinos acontecem na Pista de Skate do Complexo Esportivo Ginásio Prefeito João dos Santos, localizada na Rua Itajaí, Nº 2300, no bairro Poço Grande. A escolinha acontece todas as quartas-feiras, das 19h30 até as 20h30.

    A principio, o Projeto Amigos do Skate está sendo retomado com cautela, tendo menos alunos por turma comparado ao período anterior a pandemia, por segurança. As aulas iniciam somente com alunos com a faixa etária entre 5 anos a 13 anos completos. Inicialmente, serão limitados 20 alunos por turma. No momento as vagas já estão preenchidas por crianças que já estavam em uma lista de espera. Os pais que quiserem colocar seus filhos nos treinos de Skate, devem entrar em contato com o coordenador das aulas de Skate João Darós, pelo Whatsapp: 47 3332-6625. A princípio os interessados serão inseridos em uma lista de espera. Os alunos serão chamados conforme o surgimento de novas vagas, pela desistência de alunos, com a criação de novas turmas ou com a melhora da situação referente à pandemia, podendo haver o aumento do numero de alunos por turma.

    Hoje a equipe do Projeto Amigos do Skate conta com quatro monitores nas aulas, que são o coordenador da turma João Gabriel e os monitores Fabiano Carvalho, Gregory Martins e Carlos Narciso.

    O Projeto Amigos do Skate, completa 10 anos no final desse ano. “São dez anos de projeto voluntario, que tem uma missão de integrar Skatistas mirins na formação alternativa, valorizando a vida e o convívio, promovendo a integridade física e coletiva. O Projeto tem uma visão de ser reconhecido por apoiar a paixão pelo skate como forma de lazer, diversão e socialização e também mostrar os valores, como a questão do respeito, liberdade e responsabilidade na vida dessas crianças”, comenta um dos coordenadores do Projeto Amigos do Skate João Gabriel Darós.

    O Projeto Amigos do Skate vem acrescentando valores positivas na vida de muitos e também ajuda na formação de futuros atletas, como no caso do Murilo Vargas, atleta do skate de Gaspar. “O Murilo iniciou bem novo no skate, com cinco anos já começou a participar das aulas do projeto. Meu filho Luiz, já participava antes, então levamos o Murilo para assistir a aula do irmão, foi quando ele começou a dar as primeiras remadas no skate. O Murilo mesmo sendo muito novo, já amadureceu bastante com as aulas de skate e está muito mais determinado, sempre que pode está treinando para as competições em que ele disputa”, afirma Rejane Vargas, mãe do atleta Murilo.

    Murilo já vem representando Gaspar em competições desde antes do início da pandemia, recentemente ele conquistou o 1º lugar na categoria Mirim em campeonatos em Santa Catarina e no Paraná. “Ele sempre se dedica muito ao esporte, vem vencendo campeonatos e almeja muito mais. Ele treina bastante para conseguir alcançar seu sonho de ser um atleta profissional, e nós como pais o apoiamos e acreditamos no sonho dele. Para os pais que ainda têm alguma duvida sobre onde colocar seus filhos para a prática de esportes, o Projeto Amigos do Skate apoiou e ajudou bastante na evolução dos meus filhos, tanto do Luiz como do Murilo, são ótimos profissionais”, reforçar o pai dos atletas Luiz e Murilo, Marcio Vargas.

Sobre o Skate:


    O skate que antes era conhecido como sidewalk surfing, ou traduzido para o português, surf de calçada, surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Em 1963, já praticado por um grande número de adolescentes, criou sua própria identidade, com suas próprias manobras e assim ganhou seu nome definitivo: Skateboard.