Comad elabora Plano Municipal de Políticas sobre Drogas
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, reativa o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Gaspar (COMAD). O objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas no município, o plano é realizado em parceria com a Cruz Azul. Até o final do ano, os conselheiros e a entidade devem entregar o plano para discussão.
Ao todo,12 conselheiros que representam órgãos públicos municipais e entidades da sociedade civil organizada tem a responsabilidade de discutir e acompanhar as políticas públicas de combate às drogas de Gaspar. Os plenários são realizados mensalmente, no auditório da policlínica.
De acordo com a presidente do Comad, Rubiana Azambuja Proença dos Santos, são poucos municípios do Brasil que possuem um Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. “Com a reativação do Comad vamos conseguir fortalecer o trabalho de combate as drogas em Gaspar”, explica.
O que é Comad?
O Comad é o conselho que tem como objetivo formular a política municipal de entorpecentes bem como acompanhar a execução do mesmo. Além disso, o órgão estimula estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos e científicos referentes ao uso e tráfico de entorpecentes e substâncias que determinam dependência física e/ou psíquica.
O conselho também estabelece fluxos contínuos e permanentes de informações com outros órgãos do Sistema Estadual e Federal Antidrogas, a fim de facilitar os processos de planejamento e execução de uma política nacional de prevenção e fiscalização de entorpecentes e recuperação dos dependentes.