Atleta de Gaspar disputa final do Mundial Corrida de Aventura na Espanha
O Atleta gasparense de Corrida de Aventura, Jonas Junckes que tem apoio da FMEL – Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar viajou nessa semana para a cidade de Monforte de Lemos, na Espanha para a disputa da Raid Galícia. A competição tem um percurso aproximado de 610 km, e faz parte da final do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. No campeonato estão participando 92 equipes de quatro pessoas (sendo que pelo menos uma seja do sexo oposto). O evento em si já iniciou. A chegada dos atletas oficialmente foi no dia 29 de Setembro, e no dia 30 foi feito o check in, para que os atletas pudessem pegar as caixas da organização, onde vão poder colocar os equipamentos e comidas que irão encontrar em determinadas transições da prova.
A competição tem a largada programada para o dia 02 de Outubro ao meio dia (07h00am no horário de Brasília). A largada será na cidade de Monforte de Lemos e chegada em LA Coruña. (Região que é situada na província de Galícia, ao norte da Espanha logo acima de Portugal).
O Gasparense irá disputar a competição pela equipe BOA BRAZIL Multisport, que será a equipe número 06 nesse evento. Essa mesma equipe venceu a prova realizada no Paraguai há alguns meses, (onde os atletas gasparenses Jonas Junckes e Leandro Tonet, junto de sua equipe conquistaram o 3ºlugar) e ganhou a vaga e inscrição para a final do Mundial. Há cerca de três semanas o atleta Pedro Lavinas foi atropelado em sua cidade (Brasília), e acabou fraturando a cabeça da fíbula, impossibilitando a participação dele. Então quando constatado isso por ele e pela equipe, foi onde surgiu o convite para Jonas entrar na equipe para a disputada da final do mundial.
“Foi uma grande honra receber o convite, pois minha equipe são meus ídolos no esporte. Na hora em que recebi o convite eu fiquei meio receoso, pois havia terminado (vencido) uma prova de 500 km duas semanas atrás, e ainda não estava totalmente recuperado. Mas um dia depois eu pude analisar, e vi que até o dia da largada eu já estaria 100%, então aceitei o convite. Foi uma semana de stress, para ver como eu iria para a Espanha, então conversei com o Roni Muller e sua equipe da Fundação de Esportes, e me conseguiram um belo apoio para vir até a Espanha, mesmo assim ainda não foi o suficiente, foi onde junto com meus amigos, decidimos por fazer uma vakinha online, onde muita gente me ajudou, principalmente meus amigos da Aventura. Sou muitíssimo grato, e sinto que não estou sozinho nesse sonho árduo de um dia ser Campeão Mundial de Corrida de Aventura. E quem sabe possa vir esse ano”. Comenta o atleta Jonas Junckes.
A equipe BOA BRAZIL Multisport, como todas as outras 92 equipes participantes é composta por quatro atletas, que são: O gasparense Jonas Junckes (BR). Um casal de Brasília Camila Nicolau e Guilherme Pahl (BR) que somam inúmeros títulos, onde quatro são de etapas do Mundial. E o Inglês Nick Grace (UK) que já foi campeão Mundial de Corrida de Aventura 2009 em Portugal, tendo além do título de Campeão Mundial, vários títulos da Patagônia Expedition Race (considerada umas das provas mais duras do mundo devido ao clima inóspito e selvagem) e várias vezes campeão de etapas do Mundial de Corrida de Aventura.
A prova da Raid Galícia quem terá um percurso aproximado de 610 km será composta por Trekking, Rapel, Mountain Bike e canoagem. O trajeto será repleto de montanhas, rios e matas fechadas. “Por conta da dificuldade da prova, nos últimos dois dias antecedentes a prova estou fazendo uma preparação mental, buscando não me abalar com as dificuldades que devem acontecer durante o trajeto, e também mentalizar a linha de chagada, para que eu tenha foco no objetivo de vencer, mesmo sabendo que é uma competição muito difícil e tem muitos atletas que vem muito bem preparados.” Comenta Jonas
“Gostaria de agradecer a todos que de alguma forma me ajudaram a estar aqui e realizar esse sonho, a minha família que me substituiu no trabalho para que eu pudesse vir, e também ao pessoal da FMEL (Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar), em especial ao Roni, Douglas e Jelson, e também a Prefeitura de Gaspar, pela ajuda financeira e pela torcida” Finaliza