Defesa Civil realiza simulado de incêndio nas unidades de ensino

    A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizou nesta quarta-feira, dia 3, um simulado de incêndio na EEB Vitório Anacleto Cardoso, na Estrada Geral do Poço Grande. A atividade faz parte do projeto Defesa Civil na Escola, que tem como objetivo formar e capacitar às crianças, tornando-as multiplicadores das ações de Defesa Civil. Nesta quinta-feira, dia 4, o simulado foi na EEB EEB Zenaide Schmitt Costa, no período matutino e vespertino.

    A atividade desenvolvida prepara estudantes e profissionais da unidade escolar para atuar em um momento de incêndio recebendo todas as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A ação contou ainda com auxílio dos agentes de trânsito, que isolaram a rua para as crianças realizarem a evacuação.

    Os alunos, professores e funcionários das escolas simularam um princípio de incêndio e acionaram bombeiros e Defesa Civil. Além disso, os alunos treinaram momentos de evacuação das salas e simulação com “feridos” atendidos pelos socorristas.

    A simulação foi realizada respeitando todas as orientações dadas pelos técnicos. Conforme explica a superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, o simulado serve para alertar. “O papel do simulado é alertar a escola para situações que não esperamos que ocorra. Em cada escola que passamos orientamos sobre o ponto mais seguro e como deve-se evacuar as crianças”, conta.

    Na próxima semana as Escolas Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss no Bairro Figueira e EEB Norma Mônica Sabel, no Bairro Margem Esquerda, também receberão simulados de incêndio.

     Durante o simulado os serviços de emergência são acionados como em uma ocorrência real e são utilizados todos os mecanismos como ligação para o 193 e 199, divulgação de alerta, sirentes e até mesmo a simulação de ferimentos e e atendimento médico. Por isso, a Prefeitura de Gaspar reforça para a comunidade que trata-se de uma simulação e todas as medidas de segurança são tomadas pelos profissionais técnicos treinados.