Nível do rio continua baixando em Gaspar e chega a 7,21metros
O nível do rio Itajaí-Açu continua baixando em Gaspar e na tarde dessa segunda-feira (9), às 16h, chegou a 7,21metros. O pico máximo do nível do rio foi de 7,55metros na manhã dessa segunda.
Atualmente, a rede municipal de ensino e o transporte coletivo urbano funcionam normalmente. Apenas nas ruas do Centro, como as ruas São José e Industrial José Beduschi, os ônibus da Viação do Vale não estão passando. A orientação é que os passageiros continuem a pegar o ônibus nos pontos localizados na Avenida das Comunidades.
Um buraco no km21, na BR-470, em Ilhota, abriu uma cratera em uma ponte. Com isso, o trânsito está sendo desviado pela Rodovia Jorge Lacerda no sentido Itajaí/Blumenau e no sentido Blumenau/Itajaí os motoristas estão utilizando o acesso Gaspar/Ponte Hercílio Deeke. Entretanto, as vias já estão congestionadas e a Diretoria de Trânsito de Gaspar alerta os motoristas para que evitem trafegar sem necessidade. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a intenção é que até a noite dessa terça-feira (10) a situação esteja normalizada.
Além disso, a Diretoria de Trânsito de Gaspar efetuou nessa segunda-feira uma modificação no trânsito na Avenida das Comunidades para dar mais fluidez ao tráfego de veículos, proibindo as conversões à esquerda que dão acesso à rua São Pedro, no Centro, e na rotatória próxima ao Supermercado Top. Para ter acesso ao centro da cidade, uma opção é que os motoristas que trafegam no sentido Blumenau-Litoral façam uma conversão no Viaduto ou no trevo da Parolli. A medida continuará enquanto a BR-470 permanecer interditada naquele trecho.
Em decorrência das chuvas intensas a Defesa Civil de Gaspar registrou alagamentos em pontos, como: localidade do Sertão Verde; bairro Coloninha (ruas Francisco Weslling, Alício Hostins, Egon Bohn), bairro Centro (rua José Rafael Schmitz), bairro Bela Vista (ruas Amazonas, João José Schmitz, Bahia e Paraíba) e bairro Figueira (Rua Rio do Sul).
Nessa segunda-feira (9) a Secretaria de Obras esteve trabalhando no bairro Gaspar Alto, e conforme o tempo for melhorando e as chuvas diminuírem, as ruas serão reparadas pela Secretaria. O Secretário de Obras, Lovídio Bertoldi, reforça que todas as ruas estão trafegáveis.
Na região do Belchior, a Superintendência trabalhou nessa segunda-feira na manutenção do Morro do Serafim. No período da manhã havia água em trechos das ruas Vidal Flavio Dias e Antonio Benedito de Amorim, no bairro Belchior Baixo, porém, durante esta tarde a rua Antonio de Amorim não apresentava mais água e na rua Vidal Flavio Dias havia pouca água. A ponte Paulo Cardoso, localizada na rua Vidal Flávio Dias, apresenta problemas na cabeceira, mas os motoristas podem transitar por ela. Conforme a Superintendência é necessário esperar que o nível da água diminua para poder avaliar quais reparos serão necessários.
A coordenadora de Defesa Civil de Gaspar, Mari Inez Testoni Theiss, alerta para o risco de deslizamentos e pede que os moradores próximos a encostas fiquem atentos, pois devido às fortes chuvas dos últimos dias o solo continua encharcado.
Mais informações:
Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss: 8802-3099
Dados da previsão do rio Itajaí-Açu em Gaspar: Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops).