Gaspar recebe 40 jogos pedagógicos do IFSC que serão entregues a idosos
Com o objetivo de criar um ambiente saudável e mais tranquilo durante esse período de distanciamento social para idosos, o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Gaspar segue com a parceria com a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência e da Assessoria de Assuntos para Melhor Idade. Nesta semana, foram entregues ao município 40 jogos pedagógicos que serão distribuídos para os idosos que frequentam o Centro de Convivência.
Os materiais doados, que fazem do projeto intitulado “O papel da ludicidade no processo de envelhecimento” prevê a distribuição de jogos como estratégia no enfrentamento do isolamento social. Desta vez os idosos receberam o jogo “Engana Bobo” (uma adaptação do jogo dorminhoco, com ilustrações do folclore nacional) e tem por objetivo desenvolver a memória e o raciocínio lógico por meio da manipulação, aprendizagem, execução do jogo e participação social.
O projeto é coordenado pelo professor Anderson da Silva Honorato, que já atua desde 2019 com o desenvolvimento de oficinas para os idosos no município. O projeto que leva os jogos aos idosos foi criado em 2020, também pelo professor Anderson. “Observamos a carência de materiais lúdicos, que promovam a elevação da autoestima, a diminuição das taxas de adoecimento, a construção de vínculos sociais, a fruição e o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, o projeto de extensão desenvolveu e adaptou jogos aos idosos que possam atenuar o isolamento social causado pela pandemia”, conta Anderson.
Além de Anderson, o projeto conta com a participação dos professores Ana Paula Kuczmynda, Fernanda Trentini e Luiz Herculano Guilherme. Participam ainda mais dez alunos bolsistas extensionistas e voluntários.
O secretário de Assistência Social destaca a importância do projeto para os idosos do município. “Esse é o segundo jogo recriado e adaptado pela equipe do projeto e entregue em Gaspar. Os jogos são ferramentas que podem auxiliar no enfrentamento ao distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, além de propiciarem o desenvolvimento da cognição e coordenação óculo-manual dos idosos”, explica Salésio da Conceição.
Os jogos possuem relação com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tange ao processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso, Saúde, Educação em Direitos Humanos e Trabalho e Vida Familiar e Social. Foram criados e adaptados quatro jogos específicos para atender a demando dos idosos, o Memoforca, Engana Bobo, Pictureka e Jogo de Damas Personalizado. Em Gaspar, o jogo Memoforca foi o primeiro distribuído para os idosos.