Gaspar inova em ação de incentivo ao ensino

    Os primeiros troféus do Projeto Conexão 180º, idealizado pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, foram entregues nesta quarta-feira, dia 17, para duas escolas da rede municipal. A escola Ferandino Dagnoni recebeu o troféu por conta da maior pontuação com os alunos do 9º e a Escola Profº Vitório Anacleto Cardoso, recebeu o troféu com a turma do 5º ano. A ação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar. O projeto tem o objetivo de inovar e incentivar os alunos e professores no aprimoramento do ensino e aprendizagem.

    Como prêmio pela conquista, as duas turmas destaques receberam troféus das mãos do Prefeito Kleber Wan-Dall e do vice-prefeito Marcelo Brick, medalhas e uma excursão para o Beto Carrero World. Os professores regentes, coordenadores e diretores de cada unidade foram premiados com um Tablet Samsung. Além disso, as duas unidades foram contempladas com o curso do Bombeiro Mirim, totalmente reformulado pelo órgão, seguindo a realidade de cada região de Santa Catarina.

    A diretora da escola Ferandino Dagnoni, Simara Nicoletti Maraschi, destaca a força da unidade. “Desde o inicio do projeto Conexão 180º, nos preparamos, juntamos forças e incentivamos professores e alunos a levar tudo a sério e colocar sempre os estudos em primeiro lugar. E o resultado está ai, um resultado de toda uma equipe”, contou Simara.

    Para a aluna Laryssa Cerqueira, do 9º ano da EEB Ferandino, todo o esforço da turma valeu a pena. “Todas as etapas foram difíceis, reuniu conhecimentos na área de matemática e língua portuguesa e a gente batalhou muito para conseguir esse troféu. Foi algo de muito orgulho para nossa escola e nossa turma. Sabemos que a partir de agora estamos marcados na história da escola”, declarou a aluna.

    Emocionada, a diretora da escola Profº Vitório Anacleto Cardoso, Fabiana Jucira Deschamps, disse que a conquista é reflexo do trabalho conjunto da equipe pedagógica junto aos alunos. “Eu me sinto muito feliz porque nossos alunos são muito esforçados. Quando apresentamos esse projeto na escola eles ficaram muito interessados em participar e competir para ganhar. Foi uma grande experiência que resultou em muito aprendizado tanto para nossos alunos, quanto para toda a equipe pedagógica que se envolveu na disputa. A escola está de parabéns!”, salienta.

Conexão 180º

    O Projeto Conexão 180º foi implantado em toda a rede municipal em junho deste ano. Mais de 970 alunos do 5º e 9º ano foram impactados com o projeto. O Conexão 180° tem como objetivo instigar professores em relação às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para planejar e desenvolver ações com os alunos. Além disso, o projeto propõe aos alunos do 5º e 9º anos novas rotinas de estudos, a fim de identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante da rede municipal de ensino.

    Divido em quatro etapas, o projeto iniciou com a fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino, essa etapa inclui familiares, professores e alunos. A segunda etapa foi a realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma. A terceira etapa foi a avaliação do diagnostico e, aplicação de avaliações. E por fim a última etapa foi uma avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas durante a aplicação do diagnostico.

     “Por meio desse projeto, foi possível proporcionar autonomia e confiança para nossos alunos. Temos como foco maior o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula”, destaca Emerson Antunes, Secretário de Educação.

     O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca que a educação é o futuro do município. “Independente do que a criança queira ser, do caminho que vá seguir na vida, a educação é a base de tudo. É nos bancos da escola que ela começa a construir a sua história, por isso não medimos esforços para criar novos projetos em educação”, finaliza.