[SIMULADO] BOLETIM Final – Situação de Emergência 20/11 – 13h

Nas últimas 24 horas o município de Gaspar esteve situação de emergência devido a deslizamentos de terra ocasionados pelo grande volume de chuvas, que totalizaram mais de 215mm. Ao todo, 279 pessoas foram diretamente atingidas de alguma forma, sendo que duas foram soterradas e vieram a óbito e outras duas foram resgatadas ainda com vida e encaminhadas ao Hospital de Gaspar. Todas as ocorrências foram atendidas pelas equipes de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, com o apoio de setores da Administração Municipal. De acordo com as previsões, não há risco de novas ocorrências, porém a população deve permanecer vigilante e acionar o 199 ou o 193 a qualquer sinal de perigo.

As equipes de atendimento à emergência seguem nas ruas realizando os trabalhos de atendimento à população atingida e monitoramento. O salão da Comunidade Santa Terezinha está com 18 pessoas abrigadas, sendo 15 adultos, 2 adolescentes e 1 criança, e um cachorro/pet. No local, a Secretaria de Assistência Social recebe a população necessitada com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza e locais para descansar ou dormir. A medida que as casas forem liberadas ainda no dia de hoje, as famílias retornam às suas residências. A equipe da Secretaria de Saúde também está no local para atendimento das pessoas que necessitarem de auxílio médico.

No momento, não há necessidade de doações, porém, a Defesa Civil, em parceria com instituições não governamentais como a Conferência Vicentina, podem iniciar campanhas de arrecadação se necessário.

 

Os números finais oficiais da ocorrência são:

Locais atingidos: 16 bairros

Pessoas atingidas: 279

Pessoas desaparecidas: 01

Vítmas fatais: 02

Pessoas desabrigadas: 18

Pessoas desalojadas: 127

Pessoas no abrigo público: 18

 

Participam do GRAC: Defesa Civil, Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

 

Contatos com a imprensa: Amanda Weber, superintendente de Comunicação: (47) 99927-9291 / 3091-2010.

 

ESTE ALERTA É APENAS UMA SIMULAÇÃO. NÃO É REAL.