Samae completa 50 anos de fundação
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Gaspar – Samae completou neste domingo, dia 12, 50 anos de fundação. Uma trajetória repleta de investimentos para melhorar a qualidade da vida dos gasparenses. A solenidade festiva ocorreu no Bela Country Club num jantar para servidores, familiares, autoridades regionais e ex-presidentes da autarquia.
O diretor-presidente Cleverton João Batista, destacou importância do Samae no desenvolvimento da cidade. “O Samae de Gaspar presta um serviço essencial para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Temos trabalhado diariamente para levar qualidade de vida para as famílias gasparenses”, destacou.
Presente no evento, o prefeito Kleber Wan-Dall reafirmou seu compromisso com a comunidade gasparense e agradeceu a dedicação o comprometimento de todos os servidores da autarquia. “Ao longo destes 50 anos, o Samae, tornou-se pioneira em ações sustentabilidade. Os servidores trabalham 24h por dia para distribuir água tratada para a população, atendemos quase 18 mil unidades consumidoras. Estamos colocando em prática projetos fundamentais para o presente e futuro de Gaspar”, reforçou.
No ato, também foram homenageados servidores com mais de 25 anos de carreira e os ex-presidentes do Samae de Gaspar.
Investimentos
O Samae desde 2017 realizou mais de 40 km de novas redes de água. Além disso, a autarquia dobrou a capacidade de armazenamento de água na ETA 1 – Centro, que abastece 70% do município para 4.165.000 litros de água, reformou as Estações de Tratamento (ETA) do Belchior e Bela Vista. Também foram implantados programas de sustentabilidade na cidade, como: o da coleta de óleo usada e o ponto descarte de lâmpadas, ações com foco no desenvolvimento sustentável.
Histórico
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Gaspar, entidade autárquica municipal com personalidade jurídica, foi criada por lei nº 404 de 15 de dezembro de 1971, na gestão do Prefeito Evaristo Francisco Spengler. Inicialmente foi administrado pela Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) com o objetivo de tratar e distribuir água potável e implantar esgotamento sanitário.
A inauguração do sistema de abastecimento de água aconteceu em 8 de novembro de 1972. Na época, o Samae contava com uma captação de água e uma estação de tratamento, projetada para bombeamento e tratamento de 26 litros por segundo, atendendo 1,5 ligações com rede de distribuição somente na área central de Gaspar. Em 14 de setembro de 1979, o contrato com a Fundação SESP foi extinto, passando a ser administrado pelo poder municipal.
Atualmente o Samae administra, mantém, opera conserva e explora os serviços de água potável, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos urbanos e realiza investimentos na área de drenagem de águas pluviais urbanas.
Hoje, são mais de 400 km de rede, que atendem 18 mil unidades consumidoras. Além de possuir quatro captações e estações de tratamento de água. Para isso, o Samae conta uma equipe com mais de 120 servidores, distribuídos nos seguintes departamentos: administrativo, serviços externos, estação de tratamento e captação.