Prefeitura instala lâmpadas de led para aprimora iluminação

    A modernização do sistema de iluminação pública avançou em todas as áreas do município com trabalho da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretária de Obras e Serviços Urbanos. São mais de 20 ruas que recebem novas lâmpadas do tipo LED, que garantem melhor iluminação para a população gasparense. Foram instaladas cerca de 1.000 luminárias de led de maio a novembro deste ano. O valor investido foi mais de R$ 2,4 milhões.

     A ação faz parte do projeto de Lei que altera o Plano Plurianual do Município (PPM), a partir disso, parte dos recursos do Programa Avança Gaspar, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) são destinados para a melhoria da iluminação.

     O projeto de iluminação pública consiste na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por novas luminárias em LED, consideradas mais econômicas e eficazes, já que poucas manutenções são necessárias para manter o bom funcionamento. Além disso, a instalação desta nova iluminação proporciona mais segurança às pessoas que trafegam pelas vias.

     O programa já contemplou diversas regiões da cidade. Foram instalados pontos de iluminação na Rua Frei Antônio Moser, Hercílio Fides Zimmermann, Dr. Nereu Ramos, José Anastácio da Silva, Aristiliano Ramos, na Ponte da Rua Itajaí e Nereu Ramos, Avenidas Frei Godofredo, Gaspar Helmuth Wehmuth, Rodovias Ivo Silveira, Jorge Lacerda, Francisco Mastela, entre tantas outras.

Investimentos em Iluminação Pública

     Em 2020, a Prefeitura de Gaspar investiu mais de R$ 500 mil reais em iluminação pública. No ano de 2019, várias vias da região central da cidade receberam melhorias e trocas para LED. Destaca-se a Rua Sete de Setembro, Rua Manoel Bittencourt, Rua João Silvino da Cunha, Rua Arnoldo Bernardino da Silva, Binário da Coloninha, Rua Prefeito Leopoldo Schramm, Estrada Geral Águas Negras, Rua João José Schmitt e Rua Pedro Bonifácio Sabel.

     Não são apenas as vias que fazem parte do sistema de iluminação pública, parques, praças, prédios públicos e demais locais de uso comum também serão contemplados futuramente.

Lâmpadas de LED

      As lâmpadas de LED não contém substâncias nocivas a saúde humana e a natureza e tem o consumo de energia altamente reduzido, considerando a redução de 70% no custo de energia. Sua vida útil está projetada em 50 mil horas de uso, é ecologicamente correto livre de mercúrio, tem sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ajuste automático a tensão do local de instalação, não gera raios ultravioleta e infravermelho e pode ser usada com energia renováveis.