Vacina da GRIPE continua disponível para toda a população
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde informa que todas as Estratégias de Saúde (ESFs) com sala de vacina, possuem doses disponíveis da vacina contra a Influenza. A vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A imunização é realizada para toda a população com idade acima de seis meses. A vacinação segue enquanto houver doses disponíveis.
A vacinação contra a gripe está liberada desde setembro de 2021 para qualquer pessoa com idade acima de seis meses e que não tenha se vacinado no último ano. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina contra Covid-19 e contra Influenza, podendo até receber as duas no mesmo dia.
Para ser imunizado, é preciso apresentar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. A cobertura vacinal da campanha, que começou em abril, e atingiu 68,7%, cerca de 17.839 doses foram aplicadas nos gasparenses.
As unidades com sala de vacinação são: ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Lagoa e ESF Belchior e ESF Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
A doença
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.
Garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger da Covid-19. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença.