Rua Dr. Nereu Ramos terá sistema de siga e pare nos próximos dias
A Prefeitura de Gaspar informa que a partir desta quarta-feira, dia 19, vai implantar o sistema “siga e pare” no trecho da obra de contenção da Rua Dr. Nereu Ramos, para pavimentação da via. A interdição de meia pista será iniciada às 8h e terá duração de pelo menos 15 dias, considerando as condições climáticas.
As obras de contenção definitiva da margem da Rua Dr. Nereu Ramos seguem para etapa final, com a pavimentação da via. Em seguida serão realizados serviços de sinalização, urbanização com revestimento vegetal, colocação de guarda corpo e por fim iluminação. O projeto também prevê faixa de passeio, um pequeno mirante e piso podo tátil, que transformará o local.
A obra é realizada pela Prefeitura de Gaspar, com subsídio de recursos de R$ 1,6 milhões, advindos da Defesa Civil de Santa Catarina e executada pela Salver Construtora e Incorporadora. A obra de contenção da margem na via possui a técnica de ‘cortina de estacas’, um tipo de fundação profunda, com várias estacas introduzidas de forma que causa menos vibração no solo. Além disso, esse tipo de fundação é caracterizado por suportar a passagem de grandes cargas e ser possível monitorá-la com equipamentos eletrônicos, garantindo maior segurança.
De acordo com a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, o órgão acompanha todas as etapas da obra. “Estamos acompanhando o cronograma, mesmo com as chuvas e pandemia a obra está caminhando. Nossos engenheiros e geólogos realizam avaliações e vistorias para garantir se tudo está sendo feito de modo seguro e manter a integridade da via e principalmente dos usuários”, destaca.
Histórico
Por volta das 11h do dia 18 de junho, de 2019, a encosta da rua Dr. Nereu Ramos sofreu um deslizamento. O local foi imediatamente isolado e às 16h a via foi interditada. As obras de contenção emergencial começaram já no dia seguinte e uma rota alternativa foi aberta.
Foram mais de 60 pessoas trabalhando diretamente com as obras e ações relacionadas ao deslizamento. De acordo com a prefeitura, mais de 20 mil m³ de materiais foram utilizados. Entre eles, macadame britado, rachão e outras matérias-primas. Foram feitas 2.600 viagens de caminhão para transportar os materiais utilizados.