Vacinação contra a Covid-19 em Gaspar completa um ano
Gaspar completa, nesta quarta-feira (19), um ano desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Em meio a maior crise sanitária da história da cidade Coração do Vale, o avanço da imunização tem fortalecido a luta contra o coronavírus, contribuindo para reduzir drasticamente os casos mais graves da doença e a letalidade do vírus. Marcando a data ainda mais, foi iniciada a aplicação da vacina pediátrica.
A técnica de enfermagem Elisa Regina Heinecke, de 45 anos, foi a primeira pessoa a receber o imunizante em Gaspar. Ela trabalhou desde o início da pandemia na linha de frente, no Centro de Triagem. “Foi o início de dias melhores com a esperança de que com a vacina, menos vidas fossem ceifadas pelo vírus. De fato, a vacina contribuiu muito para diminuir o agravamento dos sintomas e reduzir o número de mortes. Lembro que quando atuava na linha de frente no centro de triagem Covid 19 atendíamos todos os dias muitas pessoas com sintomas graves”, comenta Elisa.
Assim como Elisa, mais de 53 mil pessoas foram vacinadas com pelo menos a primeira dose Gaspar. São cerca de 75% da população vacinada, sendo 80% desse público com as duas doses da vacina e, 5.800 pessoas estão com o esquema vacinal com dose de reforço. Nesta última semana, 344 pessoas tomaram a primeira dose, mesmo a vacinação liberada para qualquer pessoa com mais de 18 anos desde Agosto de 2021.
Gaspar segue com a aplicação da primeira, segunda e terceira dose das vacinas, conforme o quantitativo disponível e as orientações dos órgãos de saúde. “Nesta nova onda de contágio que estamos vivendo, é claro o resultado da vacina. Por mais que tenhamos pessoas infectadas, elas estão menos doentes, não precisam ser internadas o número de óbitos reduziu exponencialmente. A vacina está garantindo a vida das pessoas”, reforça a secretária de Saúde, Silvania Janoello dos Santos.
Atualmente, a técnica Elisa Regina, que atuava no atendimento de pessoas com sintomas da doença, trabalha aplicando as ‘gotas de esperanças’ na população gasparense. “Estamos percebendo uma procura maior de pessoas para primeira dose que já deveriam estar com a imunização completa, então, acredito que muitos estão percebendo o efeito benéfico que a vacinação traz e aderindo a campanha . Ainda seguir as medidas preventivas para que juntos e imunizados com a vacina, possamos vencer essa pandemia da Covid 19. Vacinas salvam vidas!”, finaliza.
No dia em que completa um ano do início da campanha vacinal, inicio a vacinação pediátrica, aprovada pela ANVISA. Gustavo Henrique, de 10 anos, foi a primeira criança gasparense a receber a dose. Assim como ele outras crianças estiveram no Centro de Convivência do Idoso acompanhada de pais e responsáveis. A vacinação infantil segue todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde.
De acordo com o prefeito Kleber Wan-Dall, a vacinação tem sido a maior prioridade da gestão. “Com muito trabalho e dedicação, avançamos na imunização, contornando dificuldades e renovando nossas esperanças e fé em dias melhores. Ainda temos desafios a serem superados, mas seguiremos firmes, sensibilizando cada cidadão e cidadã sobre a importância da vacina, sobre sua eficácia na proteção individual e coletiva, que tem reduzido o número de casos graves e de óbitos”, afirmou o prefeito.
Wan-Dall destaca ainda que a campanha envolve grandes esforços dos profissionais da área de Saúde. “Agradeço a todos os trabalhadores da Saúde envolvidos na campanha de imunização e também a todos os órgãos que estão empenhados nessa causa. Juntos, vamos vencer essa luta”, ressalta.
Resultados
O pico de casos ativos na pandemia em Gaspar foi em março e abril de 2021, antes da vacinação em massa. Em um dia, Gaspar contabilizou 655 casos ativos, sendo 18 deles pessoas internadas na UTI, uma média de uma internação a cada 36 casos positivos. Nesta terça-feira, dia 18, Gaspar conta com 1.042 casos ativos e apenas 1 pessoa internada. Sem a vacina e com os índices de março do ano passado, Gaspar poderia ter 29 pessoas internadas na UTI hoje.
Vacinação
A vacinação em Gaspar está sendo realizado no Centro de Convivência do Idoso, na Rua Frei Canísio, mas com indicação de idade. Das 8h às 12h a vacinação será disponibilizada da seguinte forma:
- Segunda-feira: Pessoas com idade entre 12 a 30, para aplicação de primeira dose (12 a 17 anos), segunda dose de Pfizer e terceira dose (para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac).
- Terça-feira: Primeira dose (12 anos ou mais), segunda dose de Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, terceira dose (para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac) e dose de reforço JANSSEN;
- Quarta-feira: Pessoas com idade entre 31 a 50 anos, para aplicação de primeira dose (12 a 17 anos), segunda dose de Pfizer e terceira dose (para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac).
- Quinta-feira: Primeira dose (12 anos ou mais), segunda dose de Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, terceira dose (para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac) e dose de reforço JANSSEN;
- Sexta-feira: Pessoas com idade acima de 51 anos, para aplicação de primeira dose (12 a 17 anos), segunda dose de Pfizer e terceira dose (para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac);
- Das 13h30 às 16h a segue a vacinação pediátrica de crianças com COMORBIDADES de 5 a 11 anos;
• Não há necessidade de agendamento, apenas serão disponibilizadas doses para os grupos pré-determinados no dia. A aplicação de doses depende do quantitativo disponível.
Informações sobre vacinas e disponibilização de novas remessas de doses são realizadas através da Superintendência de Comunicação nos canais oficiais e através da imprensa.