Gaspar registra recorde na abertura de empresas nos últimos 10 anos
A pandemia de Covid-19 ainda não acabou, mas com a vacinação em massa e a queda no número de hospitalizados a retomada econômica segue com avanços. Gaspar registrou em 2021 número recorde empresas abertas no município nos últimos 10 anos. No total, foram contabilizados 2.014 novos negócios, o que representa um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2020 (1.646 novas empresas). A informação é da Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC) e do Mapa Geral de Empresas, órgão vinculado ao Ministério da Economia.
Além disso, Gaspar aparece como top 20 cidades de Santa Catarina que mais abriram empresas no Estado, além de ser a terceira cidade do Médio Vale do Itajaí que mantém os altos índices. O município atingiu ainda a marca de 11.378 mil empresas ativas. Na média mensal, o número de empresas abertas na cidade foi de 168.
Essa atração empresarial por Gaspar reflete medidas como programas de investimentos como Avança Gaspar, que promove condições de infraestrutura local. Obras de criação de novas vias, criar uma logística bem constituída, iluminação, drenagens e outras melhorias seguem em ritmo acelerado em todo município.
O prefeito Kleber Wan-Dall avalia o momento oportuno do município. “Mesmo com a pandemia, Gaspar consegue manter números positivos na abertura de empresas, o que demonstra a confiança do setor produtivo em nossa cidade. Estamos vivendo um momento histórico, que gera mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento à todos os gasparenses”, destaca.
Fomento ao empreendedorismo
O município se destaca, principalmente, pelo crescimento de MEIs (Microempreendedores Individuais). Atualmente, são 6.142 MEIs no município. A criação recorde desse público é reflexo da pandemia. Com uma melhor formalização trazida por esse módulo, além de proteção a esse empreendedor, como alguns benefícios do Governo Federal a categoria foi potencializada.
O secretario de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Pablo Fachini, destaca a importância desses negócios para Gaspar. “Além de ser uma boa notícia por uma questão de movimentação econômica, há também a formalização de negócios no município. Essa formalização traz uma série de benefícios aos empresários, como acesso a créditos financeiros, participação em licitações e também emissão de Notas Fiscais. Tudo isso favorece o aumento da arrecadação do município e melhora a qualidade de vida da população”, comenta Fachini.
A Prefeitura de Gaspar conta com o Espaço do Empreendedor, onde o contribuinte pode realizar serviços como retirar o Alvará de Localização para Pessoas Jurídicas, Profissionais Liberais Autônomos e Microempreendedor Individual – MEI. O local ainda permite alterações, como, razão social, endereço, atividades, horário, transformações e concede assessoria e apoio técnico para abertura de MEIs, além da consulta e o parcelamento de débitos.
A modernização dos serviços do Espaço do Empreendedor e da legislação, com a lei da liberdade econômica, conseguiu reduzir o tempo médio para abrir uma empresa em Gaspar. Atualmente, conforme a atividade da empresa o alvará poderá ser emitido em até 50 minutos. A média de abertura geral é de quatro dias, de acordo com o Mapa Geral de Empresas.
O Espaço do Empreendedor está situado no térreo do prédio da Prefeitura Municipal, na rua Cel. Aristiliano Ramos, 435 no Centro. O atendimento é das 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. O telefone para contato é (47) 3091-2091.
Confira o número de empresas abertas em Gaspar nos últimos 10 anos:
2011 – 565
2012 – 593
2013 – 744
2014 – 687
2015 – 887
2016 – 989
2017 – 971
2018 – 1.245
2019 – 1.511
2020 – 1.646
2021 – 2.014
Fonte: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas
https://scbms.jucesc.sc.gov.br/observatorio.php