Defesa Civil de Gaspar abre inscrições para voluntários

    A Prefeitura de Gaspar por meio da Superintendência de Defesa Civil está com inscrições abertas para recrutamento de voluntários. Os selecionados atuam em conjunto com o órgão em situações de emergências, além do auxilio em vistorias ou na organização e manutenção dos abrigos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, através do link: https://bit.ly/voluntariodefesa

    O formulário vai viabilizar o abastecimento de um cadastro com informações básicas. Os interessados serão capacitados através de um curso ofertado pela Defesa Civil. Atualmente são 70 voluntários cadastrados no órgão.

    Algumas das atividades em que os voluntários poderão atuar são: montagem de kits de materiais de ajuda humanitária; carga, descarga e entrega de materiais para a população afetada por desastres, entre outras. Nos últimos anos os voluntários têm atuado também diretamente no combate à pandemia.

     A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, explica sobre o trabalho dos voluntários. “Procuramos encontrar uma maneira da população em geral se envolver em atividades que ajudem a diminuir os danos causados por desastres naturais, como inundações e tempestades. Este serviço, que não é remunerado, mas tem uma grande relevância social”, pontua a superintendente.

O que é a Defesa Civil?

     A Defesa Civil de Gaspar tem como atribuições ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, de desastres naturais e/ou causados pelo homem, atuando em diversos cenários – desde vistorias pós-incêndio para analisar a estrutura da residência buscando verificar se a estrutura oferece risco à vida, junto ao engenheiro civil e realizando interdições se assim for necessário, até desobstrução de vias devido à queda de árvores, deslizamentos e demais ocorrências, monitoramento meteorológico, dentre outras atividades.

Como o voluntário pode contribuir?

  • monitoramento das moradias em áreas de risco;
  • solicitação de vistorias;
  • recebimento e repasse de alerta de chuvas;
  • ações de preservação do meio ambiente;
  • acompanhamento das obras de redução de risco.