Gaspar terá leitos de UTI Geral adulto

 

 

 

A Prefeitura de Gaspar e o Hospital de Gaspar informam que o Governo do Estado oficializou a habilitação da UTI geral adulto para casa de Saúde da município. A DELIBERAÇÃO 004/CIB/2022 foi divulgada em documento oficial nesta sexta-feira dia 21. A partir de agora, o Hospital de Gaspar terá o prazo de um ano para adequação da estrutura e ativação dos leitos.

Para o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, essa é mais uma conquista para a saúde dos gasparenses. “Esse é um sonho da nossa cidade, uma necessidade que precisava ser atendida e mais um compromisso assumido que estamos entregando. Desde 2017 estamos buscando aprimorar os serviços do hospital de Gaspar. Ajustamos questões jurídicas, financeiras e administrativas, ampliamos a equipe médica, melhoramos o atendimento, ampliamos a estrutura, implantamos um Centro de diagnóstico por imagens de alto padrão e agora estamos preparados para ter uma UTI para atender os gasparenses e também a região. Contratamos a elaboração de Plano Diretor no ano passado que fez um estudo de toda a nossa capacidade de atendimento e as necessidades de alterações. O Centro de diagnóstico já foi resultado desse estudo. Algumas etapas também já foram vencidas como o projeto arquitetônico da UTI, que já está pronto e aguarda aprovação da Vigilância Sanitária. Vamos ter ainda um novo centro cirúrgico e um novo pronto atendimento”, salienta o prefeito.

Jorge Pereira, secretário de Fazenda e Gestão Administrativa da Prefeitura de Gaspar e presidente da comissão interventora do Hospital, informa que a ala Francisco Mastella, que abrigou 10 leitos de UTI COVID durante a pandemia será o espaço que irá abrigar a UTI permanente. “Boa parte da estrutura da ala Francisco Mastella já foi reformada durante a pandemia. Porém, para uma UTI Geral adulto ainda são necessárias adequações e aquisição de alguns equipamentos. Estamos trabalhando, Prefeitura e direção do Hospital, para garantir a os recursos e a readequação necessária da forma mais rápida possível para ativar tão aguardado os leitos de UTI para o hospital”, explica.

De acordo com a deliberação da CIB, a UTI de Gaspar receberá recursos do Ministério da Saúde a partir do fundo de Manutenção de Alta Complexidade (MAC). Com a UTI Geral Adulto, Gaspar poderá ampliar atendimentos e a oferta por cirugias de alta complexidade, além de garantir a saúde e a vida das pessoas que precisam de atendimento de urgência e emergência.