Inicia etapa final das obras de contenção da Rua Dr. Nereu Ramos

Nesta segunda-feira, dia 7, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, informa que inicia a finalização das obras de contenção da Rua Dr. Nereu Ramos. Os trabalhos serão concentrados na finalização da base e fresagem asfáltica e, na terça-feira (8) será realizada a pavimentação, que deve ser concluída na quarta-feira (9). O trânsito segue em sistema siga e pare.

Em seguida serão realizados serviços de sinalização, urbanização com revestimento vegetal, colocação de guarda corpo e por fim iluminação. O projeto também prevê faixa de passeio, um pequeno mirante e piso podo tátil, que transformará o local.

A obra é realizada pela Prefeitura de Gaspar, com recursos de R$ 1,6 milhões, advindos da Defesa Civil de Santa Catarina e executada pela Salver Construtora e Incorporadora. A obra de contenção da margem na via possui a técnica de ‘cortina de estacas’, um tipo de fundação profunda, com várias estacas introduzidas de forma que causa menos vibração no solo. Além disso, esse tipo de fundação é caracterizado por suportar a passagem de grandes cargas e ser possível monitorá-la com equipamentos eletrônicos, garantindo maior segurança.

Já o trecho onde houve a erosão nas proximidades da Rua Inez Baron, foi liberado no sábado, dia 5, antes do previsto. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos juntamente com o SAMAE, realizaram a troca da tubulação de drenagem na região. A medida foi necessária por conta de uma cratera encontrada debaixo do asfalto por servidores do SAMAE, de acordo com a equipe técnica, a erosão estava localizada em toda a extensão da via até o Rio Itajaí-Açu.

Histórico
Por volta das 11h do dia 18 de junho, de 2019, a encosta da rua Dr. Nereu Ramos sofreu um deslizamento. O local foi imediatamente isolado e às 16h a via foi interditada. As obras de contenção emergencial começaram já no dia seguinte e uma rota alternativa foi aberta.

Foram mais de 60 pessoas trabalhando diretamente com as obras e ações relacionadas ao deslizamento. De acordo com a prefeitura, mais de 20 mil m³ de materiais foram utilizados. Entre eles, macadame britado, rachão e outras matérias-primas. Foram feitas 2.600 viagens de caminhão para transportar os materiais utilizados.