Hospital de Gaspar já realizou mais de 500 exames de mamografia
Na semana que celebra o dia nacional da mamografia, Gaspar registra a marca de 509 exames realizados no Hospital de Gaspar. No município, na rede pública de saúde, o exame pode ser feito no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital. Desde novembro de 2021 o equipamento atende pacientes quando são referenciados por uma Unidade Básica de Saúde ou especialista, através de uma parceria com a Prefeitura de Gaspar.
O mamógrafo foi doado pelo médico Dr. Aurélio Luís Zimmermann e pelo técnico em Radiologia Deivid Manoel Dorval da Silva, moradores do município e prestadores de serviço no Hospital de Gaspar. Com isso, as pacientes gasparenses que antes precisavam se deslocar a outros municípios para realizar o exame, agora podem fazer diretamente no hospital, com menos tempo de espera. O exame pode ser solicitado pelo médico ou enfermeiro, após consulta na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro.
O exame é realizado através de um aparelho chamado mamógrafo, que identifica alterações suspeitas em caso de sinais de câncer de mama. Além disso, o equipamento também dispõe de diagnósticos mais precisos e uma ampliação nos atendimentos. Segundo especialistas, é comum que muitas mulheres adiem o exame e não procurem realizá-lo com antecedência, impossibilitando o tratamento precoce da doença. Devido a isso, quando buscam pelo exame tardiamente, se deparam com o nódulo já grande. Para que isso seja evitado, é importante que o exame seja evidenciado e divulgado para o tratamento preventivo desde cedo.
Atualmente os exames pelo SUS são realizados através de agendamento via policlínica, com agendamento de segunda a sexta, a Mamografia ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.
Câncer de Mama
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos, desde que não tenham sinais da doença (ao surgir sintomas, o exame diagnóstico deve ser feito em qualquer idade) ou alto risco de desenvolver câncer de mama.