Centro de Triagem de Gaspar passa a atender de segunda a sexta-feira
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Centro de Triagem na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, estará fechado nos finais de semana, a partir deste sábado, dia 12. A medida foi tomada por conta da diminuição considerável na procura por atendimento nos finais de semana. Entre os sábados e domingos de janeiro, foi registrada uma média de 90 atendimentos diários. Agora, com a baixa demanda, são atendidas cerca de 30 ou 20 pessoas que procuram atendimento no final de semana.
A secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos, explica a diminuição de casos no município. “Estamos observando que os indicadores da Covid-19 estão caindo. Reflexo disso é a diminuição nos atendimentos de síndrome gripal no nosso Centro de Triagem e a taxa de positividade dos testes. Além disso, acreditamos que essa nova onda já chegou ao pico e agora está em queda”, pontua a secretária.
O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será a referência no atendimento nos finais de semana e pode absorver essa demanda. No hospital a equipe conta com dois médicos de plantão, enfermeiros e técnicos de enfermagem irão suprir os atendimentos antes direcionados ao Centro de Triagem nos finais de semana.
A Secretaria de Saúde reforça que esta demanda pode ser atendida pelo Hospital de Gaspar sem prejuízo aos outros atendimentos da casa de saúde. Além de continuar garantindo o atendimento à população, a medida possibilita mais um período de descanso para os profissionais de saúde que estão trabalhando incansavelmente durante a pandemia e também responsabilidade com os recursos públicos.
Mesmo com a diminuição de casos e atendimentos diários, o Centro de Triagem continua aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com uma estrutura completa que conta com tiragem, consultórios médicos, farmácia, sala para coleta de exames, sala de observação para atendimento de sintomas agravados e ambulância. O ambiente é coberto, com ventilação adequada, cadeiras com distanciamento, banheiros e estacionamento.
Protocolo de Testagem
Desde o dia 20 de janeiro, a Prefeitura de Gaspar segue o protocolo de testagem do Governo Estadual. Os teste antígenos devem ser PRIORIZADOS em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização, pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades – de acordo com as definições utilizadas para a vacinação Covid-19), trabalhadores de estabelecimentos de Saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho), triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos e profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais, e presenciais, como profissionais de segurança.
O protocolo recomenda evitar a testagem pessoas assintomáticas (inclusive contatos), como requisito para sair do isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou entrada em estabelecimentos. Os demais pacientes com sintomas serão avaliados pela equipe técnica de saúde e receberão orientação de isolamento e tratamento conforme a situação de cada paciente.