Gaspar tem queda na taxa de contaminação de Covid-19 e síndromes gripais
Após um início de ano com números expressivos de casos de Covid-19, Gaspar registra diminuição na taxa de contágio da doença. Dados da Secretaria de Saúde apontam uma queda de 62% nos resultados positivos e síndrome gripal. De acordo com o boletim epidemiológico da doença no município, no período de 14 a 31 de janeiro, foram registrados 3.137 casos de Covid-19 e síndrome gripal. Já entre 1º e 14 de fevereiro, foram contabilizados 1.185 casos.
Nos últimos dias, a cidade também apresentou queda por atendimento no Centro de Triagem, a média diária de atendimento era de cerca de 400 pessoas, agora, o número está entre 100 e 150 pela busca do serviço. Uma redução de 62,5%.
De acordo com a secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos, a diminuição dos casos também é reflexo da vacinação. “Os dados da última semana indicam que o pico da onda passou e a gente começa a ver uma diminuição no número de pessoas procurando o Centro de Triagem com sintomas gripais e positividade dos testes. Isso é resultado dos nossos índices de vacinação e da consciência da nossa população sobre a importância de manter cuidados sanitários”, disse.
Mesmo com os mais de três mil contaminados pela Covid-19 em janeiro e sendo considerado como o mês mais contagioso da doença, o índice de letalidade foi o mais baixo em todos os meses de pandemia. Em março de 2021, eram 32 pacientes internados simultaneamente no Hospital de Gaspar, além disso, só naquele mês, 27 gasparenses perderam a vida para a doença.
A baixa letalidade é o efeito direto da vacinação em massa dos moradores de Gaspar. A letalidade relaciona o número de pessoas contaminadas por coronavírus e aquelas que vieram a óbito pela doença. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 80% da população total de Gaspar já está vacinada com pelo menos a primeira dose.
A Prefeitura de Gaspar segue com a aplicação das doses no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Frei Canísio, 500 – Coloninha. Não há necessidade de agendamento, apenas serão disponibilizadas doses para os grupos pré-determinados no dia. A aplicação de doses depende das doses disponíveis.