Atleta de Gaspar vence 1ª etapa do Mundial de Corrida de Aventura

    Na última semana, dois atletas gasparenses participaram da Wild Adventure in Panamá, que é a 1ª etapa do Mundial de Corrida de Aventura. O casal Jonas Junckes e Silvana Menegon participou da etapa do mundial, porém cada um pela sua equipe. Jonas faz parte da equipe Brazil Multisport, composta por ele, Nick Grace de Bristol (Inglaterra), Camila Nicolau e Guilherme Pahl de Brasilia. Recentemente a equipe ficou entre as 11 melhores na etapa final do Mundial de corrida de Aventura na Espanha, e nessa primeira etapa de 2022 se sagrou campeã. Já Silvana faz Parte da equipe Tubaína, composta por, Guillaume Habouzit de São Paulo (SP), Alexandre Rossi de Getúlio Vargas (RS) e Douglas Kroetz de Santa Cruz do Sul (RS). Ainda serão confirmados os tempos das equipes, mas ao que tudo indica, a equipe Tubaína conquistou a 4ª colocação da etapa.

    A prova que aconteceu no Panamá teve sua largada na cidade de Vulcan, dentro de um rio com uma subida ao vulcão Barú com 3452m de altitude em um trekking de 32km, chegando até a cidade de Boquete, onde percorreram um trajeto de 49km de Mountain Bike. “Foi na parte da Bike que começamos a liderar a prova, entrando para um trekking de 25km com um rapel de 80m praticamente no final dessa perna”, comenta Jonas.

     Logo após o rapel teve inicio a canoagem de 85km, onde o Brazil Multisport estava sendo seguido pelos Estônios. Nessa parte 3/4 dessa perna a organização resolveu cortar a canoagem por segurança, pois tinha muito vento. Então a equipe foi transportada para o próximo estágio que eram 100km de Mountain Bike. “Chegando ao final dessa perna, descobrimos que também cancelaram por motivos de mal tempo. Eram 60km de canoagem. Então esperamos mais um transporte, e as primeiras 7 equipes foram movidas para o final da prova”, relembra Jonas.

    A parte final da prova era dividida em 70km de trekking e mais 120km em Mountain Bike até chegar na linha de chegada da prova, que era em Pedasí – Panamá. No total as equipes participantes da etapa percorreram aproximadamente 460 km de prova em aproximadamente três dias, com largada na terça feira e chegada na noite de quinta-feira, onde a equipe do Brazil Multisport chegando na 1ª colcação se sagrou campeã da primeira de varias etapas do Mundial de Corrida de Aventura que ainda irão acontecer durante o ano.

    Durante os últimos meses o casal Jonas e Silvana passou o verão treinando, pegando os dias mais quentes e treinando ao máximo, buscando simular o mais próximo possível a realidade do clima do Panamá. E não deu outra, conseguiram se destacar na etapa. “Para esse ano, o foco da equipe Brazil Multisport é a final do Mundial de Aventura no Paraguai onde estamos muito otimistas para conseguir conquistar o melhor resultado que o Brasil já conseguiu em uma etapa final do Mundial de Corrida de Aventura!” Finaliza Jonas.