Biblioteca Dom Daniel Hostins recebe certificado da Unesco
A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, através de três projetos de leitura, ganhou reconhecimento internacional. O programa “O Brasil que lê” realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, incluiu os projetos ‘Férias com Histórias, Café, conto e Poesia e Distribuição de Leitura na Praça’, como exemplo de programas que contribuem para a transformação social por meio da formação de leitores.
Promovida em parceria que reúne o Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a cátedra da UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho – Consultoria, o estudo coletou informações das ações por meio de questionário virtual para uma ação de mapeamento e análise de projetos de formação de leitores e mediadores em todos os estados brasileiros.
O objetivo é dar visibilidade a ações que estão construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no país.
Com isso, os três projetos realizados pela biblioteca municipal Dom Daniel Hostins receberam o certificado e foram integrados a uma rede de formação de leitores de todo o país. Lucia Kistner, Diretora da Biblioteca Municipal, destaca sobre as ações. “A leitura, enquanto interação com o mundo é um ato de sensibilidade capaz de mudar horizontes. Nossos projetos de leitura alcançam jovens, crianças e adultos e estamos felizes com eles inclusos na Cátedra da Unesco, pois se trata de um reconhecimento na área de literatura no nosso município”, salienta, Lucia.
Sobre os Projetos Certificados
Férias com Histórias:
O evento acontece sempre nos meses de janeiro e fevereiro no espaço da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.. O objetivo das atividades é proporcionar momentos de cultura e conhecimento a população gasparense.
Café, conto e Poesia: Encontro dos Amigos da leitura
Trata-se e um evento comemorativo ao aniversário do Grupo amigos da Leitura Fundado em20 de agosto de 2002. O evento cultural trás declamação de poesia, leitura de contos, apresentações musicais e uma sessão de humor.
Grupo Amigos da Leitura
Criado em 20 de agosto de 2002, o Grupo Amigos da Leitura é formado por educadoras que se dedicam aos estudos sobre leitura, literatura, livros e formação de leitores. A prática da leitura tem importância fundamental para a formação de uma sociedade diferenciada capaz de interagir e intervir de forma consciente e participativa, questionando, sugerindo e propondo soluções nas mais diversas situações do cotidiano. O grupo organiza o Café Conto e Poesia, e auxilia no Movimento de distribuição de Leitura na Praça e na Feira do Livro. Também realizam de forma voluntária a levar histórias e alegria para alunos de todas as redes de ensino e faixa etária com espetáculos de contação de histórias.
Distribuição de Leitura na Praça: Estamos na 18ª edição
Trata-se de um evento em que o maior objetivo do evento é de promover e estimular o hábito pela leitura, divulgar o acervo e o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal e incentivar a utilização do espaço da biblioteca como centro de lazer e cultura. Além disso, a ação pretende possibilitar à população o acesso às obras de literatura dos mais variados gêneros. O evento é aberto para a comunidade.