Biblioteca Municipal comemora os 47 anos de fundação com programação especial

    A Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin promove uma programação especial nos próximos dias, em comemoração ao aniversário de 47 anos de fundação. Os eventos serão realizados nos dias 9, 16 e 17 de março, com ações durante a manhã e tarde. Todas as atividades são gratuitas, porém é necessário consultar disponibilidade, por conta da limitação de público, através do número: (47) 3091 2203.

    Para iniciar a programação, no dia 9 de março, às 8h30 e 14h, ocorre a mediação de leitura “Leitura, memória e afetos”, com Karina Schramm. As ações irão trabalhar a mediação de leitura a partir de diferentes perspectivas.
Irá explorar o contato com a literatura, com o livro, com a leitura, com a narração de histórias e a relação entre o ouvir, o ver e o falar através de exercícios práticos que estimulam diferentes percepções sobre os sentidos.

    No dia 16 de março, acontece o encontro com o Grupo Amigas da Leitura, apresenta a contação ‘O que cabe numa história?’. Um mundo de magia, um lobo esperto e tudo mais que só a leitura oferece. O evento ocorre às 8h30 e 14h, com duração de aproximadamente 50 minutos.

    E por fim, no dia 17, data do aniversário da Biblioteca, o evento do dia será comandado por Emiliano Souza. Ao som do violão e com base em narrativas populares, o narrador conta as peripécias de um jovem caipira chamado João Boboca (ou será Sabido?). A montagem reúne contos curtos e interligados em que os personagens, por meio de situações inusitadas e divertidas, aprendem a tomar suas próprias decisões e a acreditar nos seus próprios sonhos e ideias. O evento acontece também às 8h30 e às 14h.

    Todas as atividades são presenciais e gratuitas, sem a necessidade de inscrição. Protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e a higiene das mãos com álcool seguem sendo obedecidos.

Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin

    Desde que foi inaugurada, em março de 1975, a Biblioteca Municipal de Gaspar atravessou o tempo e ajudou a formar uma geração de leitores. Hoje, as prateleiras do local comportam um acervo com mais de 56 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, gibis, revistas, entre outros gêneros literários.

     A Biblioteca dispõe ainda da ‘Bebeteca’, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço.

    Desde julho de 2012, os usuários podem também verificar a disponibilidade de um livro e outros materiais por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta online de todo o acervo das unidades da rede a listar:

    Além disso, A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, através de três projetos de leitura, ganhou reconhecimento internacional. O programa “O Brasil que lê” realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, incluiu os projetos ‘Férias com Histórias, Café, conto e Poesia e Distribuição de Leitura na Praça’, como exemplo de programas que contribuem para a transformação social por meio da formação de leitores.

Confira a programação em anexo: