Gaspar inicia o ano com saldo positivo na geração de empregos formais
Com saldo positivo de 330 novos postos de trabalhos gerados em janeiro de 2022, Gaspar inicia o ano entre os 20 municípios de Santa Catarina que mais abriram vagas de empregos formais. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia, que calcula o saldo considerando a diferença entre admissões e os desligamentos do mês. No total foram 1.616 admissões e 1.286 demissões, resultando no saldo positivo.
A indústria foi o setor que mais impulsionou o mercado, com 1.014 admissões e com um saldo positivo de 328 novos postos de trabalho. A construção civil e o comércio, juntas, contribuíram com 21 novas vagas. O setor de serviços ainda sente os desligamentos dos contratos de final de ano, teve um saldo negativo de 19 vagas.
O secretário de Desenvolvimento, Renda e Turismo, Pablo Fachini, comemora o começo de ano com resultados positivos. “Iniciar o ano com resultados positivos é sempre ótimo. Esses números logo em janeiro são muito importantes, porque conseguimos registrar a evolução no mercado de trabalho formal no município e propor estratégias com o nosso empresariado. Em fevereiro realizamos o balcão de empregos e foi um sucesso, tenho certeza que o próximo mês será ainda mais feliz”, destaca Fachini.
A tendência é de que o número de admissões aumente em Gaspar. A agência do Sine no município registra neste momento, mais de 90 vagas em abertas. Além disso, em fevereiro foi realizado o Balcão de Empregos, com a participação de mais de 500 pessoas, a Prefeitura de Gaspar, juntamente com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Gaspar) já estão com o planejamento para mais uma edição, com mais vagas e empresas participantes.
Em 2021, Gaspar encerrou o ano com 1.781 novos postos de trabalho, sendo o 18º melhor resultado do Estado e o quarto na região. Para o prefeito Kleber Wan-Dall, novos empregos melhoram a economia do município e gera mais qualidade de vida para a população. “O emprego com carteira assinada gera mais confiança ao trabalhador e isso faz com ele tenha capacidade de contratar mais serviços, consumir com tranquilidade de honrar com os compromissos financeiros e isso, movimenta toda a nossa economia”, pontua Wan-Dall.
Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um registro administrativo do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT.
A base de dados do CAGED inclui a identificação do nome das empresas e dos empregados, assim como informações sobre contratação e desligamento dos empregados. Essas informações são utilizadas em medidas contra o desemprego.