Procon de Gaspar registra cerca de sete mil atendimentos

    Com a missão de proteger os direitos do consumidor, a Superintendência de Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar desenvolve para ampliar ainda mais o reforço das orientações, seguindo as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), junto aos estabelecimentos comerciais, além de empresas e prestadores de serviço. No Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta terça-feira, dia 15, o órgão divulga que realizou cerca de sete mil atendimentos nos últimos 12 meses. Esse volume engloba apenas os atendimentos realizados no Atende Fácil, no Paço Municipal. Além disso, o órgão realiza a execução de vistorias, operações, prestação de informações, triagens, reclamações e audiências.

     De um modo geral, o Procon de Gaspar verifica se os preços dos produtos são visíveis ao consumidor; quais condições de pagamento ofertadas, se a informação nos produtos é insuficiente, ausência de preços em cardápios; cobrança dos 10% (que é opcional ao consumidor); exposição do Código de Defesa do Consumidor (CDC); placas informativas referentes à lei de proibição de venda de bebida alcoólica para menores de idade e anti-fumo; se os produtos alimentícios estão dentro do prazo de validade, entre outros itens.

     De acordo com o superintendente, Roberto Procópio de Souza, o trabalho é contínuo e vem sendo aprimorado ano após ano. “Pedimos que os nossos consumidores que, ao se sentirem lesados ou verificarem algo em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor, que nos comuniquem para que passamos sanar as irregularidades, aprimorar e melhorar o atendimento aos demais consumidores e assim, evitando futuros prejuízos”, destaca Roberto.

    Serviço – O Procon segue vigilante para coibir práticas que destoem do código de defesa do consumidor. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (47) 3091-2084 ou pelo 151, além disso o órgão mantém o WhatsApp (47) 3332-9539 para envio de mensagens, ou presencialmente na sede do órgão localizado no Paço Municipal.