Cerca de 300 crianças participaram do aniversário da Biblioteca
A Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostins completa 47 anos de funcionamento nesta sexta-feira (18). São anos de boas histórias, compartilhando ideias, conhecimentos e sendo reconhecida com três certificados da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO. Para comemorar o aniversário da instituição, que tanto agrega no município, a Prefeitura de Gaspar, promoveu três dias de programação especial, com muita contação de histórias e teatro, cerca de 300 crianças participaram das ações durante o período.
A programação contou com a apresentação da “Leitura, memória e afetos”, com Karina Schramm, onde as crianças participaram de uma ‘caça ao tesouro’. O Grupo Amigas da Leitura apresentaram a contação “O que cabe numa história”. Para finalizar, a Cia Artística Cobaia Cênica apresentou para os alunos a história “Miguel, O Cavalivreiro”.
Lúcia Kistner, diretora da Biblioteca, comenta sobre as comemorações do aniversário. “A leitura, enquanto interação com o mundo é um ato de sensibilidade capaz de mudar horizontes. São 47 anos oportunizando acesso à informação e cultura para a nossa população. Nossos projetos de leitura alcançam jovens, adultos e crianças e queremos cada dia mais levar mais cultura para o nosso município”, destaca Lúcia.
Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin
Desde que foi inaugurada, em março de 1975, a Biblioteca Municipal de Gaspar atravessou o tempo e ajudou a formar uma geração de leitores. Hoje, as prateleiras do local comportam um acervo com mais de 56 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, gibis, revistas, entre outros gêneros literários.
A Biblioteca dispõe ainda da ‘Bebeteca’, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço.
Desde julho de 2012, os usuários podem também verificar a disponibilidade de um livro e outros materiais por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta online de todo o acervo das unidades da rede a listar:
Além disso, A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, através de três projetos de leitura, ganhou reconhecimento internacional. O programa “O Brasil que lê” realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, incluiu os projetos ‘Férias com Histórias, Café, conto e Poesia e Distribuição de Leitura na Praça’, como exemplo de programas que contribuem para a transformação social por meio da formação de leitores.