Gaspar amplia campanha de vacinação da Gripe

     A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde inicia a nova etapa na vacinação contra a Gripe. Após a imunização de idosos e trabalhadores da saúde, o município passa a atender outros públicos previstos na campanha. A campanha segue até o dia 3 de junho, conforme calendário determinado pelo Ministério da Saúde.

     Nesta etapa, a imunização será destinada a gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Confira a lista das doenças crônicas não transmissíveis que são incluídas na campanha de vacinação contra a gripe neste link.

     A vacinação também continuará disponível para os demais grupos já contemplados: idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

     Todas as Estratégias de Saúde com sala de vacina estão aptas para aplicar a vacina, não há necessidade de agendamento. Qualquer pessoa do grupo prioritário em tomar a vacina poderá procurar uma das 14 salas de vacinação nas unidades de saúde da cidade para receber o imunizante. As Estratégias de Saúde (ESFs) que possuem sala de vacinação são: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda I e II, Coloninha e Lagoa. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira (confira os endereços dos locais abaixo).

    Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas levem documentos de identificação, carteira de vacinação, além disso, parte do público-alvo deve apresentar documentos que comprovem a necessidade da imunização. Profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem apresentar comprovantes como crachás, carteira de trabalho, ou holerites. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar laudo médico para a confirmação da comorbidade.

Vacinação infantil

    Tendo em vista que neste momento as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 neste público. Para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias. As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.

Endereços:

ESF Barracão: R. João Barbieri, 143

ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N

ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n

ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75

ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130

ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N

ESF Gasparinho: R. Fênix

ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n

ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700

ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100

ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n

ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller

ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm

ESF Lagoa: Estrada, R. Geral Poço Grande