Nível do Rio Itajaí-Açu em Gaspar estabiliza
Gaspar segue em situação de alerta devido ao nível do Rio Itajaí-Açu, porém a situação começa a se estabilizar. O pico do nível do rio chegou a 6,56m às 2h desta madrugada de quinta-feira (5), ficando estável no restante da noite. Na medição realizada às 7h a régua aponta 6,52m, iniciando a redução. Os dois abrigos abertos durante a noite permaneceram sem ocupação e estão sendo desmoblizados. Não foram registradas ocorrências de grande porte na cidade até as 6h desta quinta-feira, porém as equipes seguem monitorando áreas de risco e recebendo chamados através do 199.
Dois abrigos foram abertos para receber pessoas desalojadas ou desabrigadas. A Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco e a Sociedade União, na Rua Luiz Franzoi, 2111, na Margem Esquerda, foram disponibilzados para a comunidade atingida partir das 19h, porém não houve procura. Nos locais, a Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil estavam preparados com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza e locais para descansar ou dormir.
O município de Gaspar esteve situação de alerta também devido ao volume de mais de 100mm de chuva em 24 horas, o previsto para o mês inteiro. A situação na região do Alto e Médio Vale e de todo Estado também é monitorada, pois impacta diretamente na cidade. A população seguir em alerta, pois ainda há riscos de deslizamentos devido ao solo enxarcado. A previsão é que o volume de chuva diminua consideravelmente, assim como o nível do Rio Itajaí-Açu nas próximas horas.
Até as 7h desta quinta-feira, a Defesa Civil de Gaspar registrou 41 ocorrências, sendo cerca de 15 bairros atingidos. Entre as ocorrências estão 23 deslizamentos, 5 quedas de árvores, 6 alagamentos e as demais foram ocorrências diversas ou avaliações de risco não confirmados. Os bairros mais atingidos foram Gasparinho, Figueira, Margem Esquerda, Santa Terezinha, Gaspar, Belchior, Gaspar Alto e Bateias. As ocorrências de maior destaque registradas até o momento foram três deslizamentos, um com queda de poste em residência no Bateias e outros dois o Gasparinho, um deles com queda de muro.
Foram registrados alagamentos em decorrência do nível do Rio em nove vias do municípios, sendo que três residências foram atingidas. As ruas foram: Rua Alfazema, Rua Lirio, Rua Petunia, Rua Flor de Laranjeira e Rua Rio do Sul, no Bairro Figuira; Rua Costa Rica e Rodovia Ingo Hering (BR-470), na Margem Esquerda; Ponte Serrada, no Gasparinho; e Rua Francisco Wessling, no Bairro Coloninha, onde as três residências foram afetadas. No Bairro Santa Terezinha, a Rua Paula Poffo foi inundada por conta do ribeirão da localidade.
O Grupo de Ações Coordenadas – GRAC está sendo acionado gradativamente, conforme a evolução do evento adverso. Não houve a necessidade de cancelar serviços públicos como aulas, atendimentos em saúde, transporte ou qualquer outro. Todos os serviços seguem normalmente, incluive o tratamento de água.
A Defesa Civil e a Prefeitura de Gaspar publicam de hora em hora a meedição do nível do rio nos stories do Instagram e Facebook. Todas as informações, alertas e notificações são publicados nos canais oficias da Defesa Civil e da Prefeitura de Gaspar. Os canais são:
defesacivil.gaspar.sc.gov.br
www.facebook.com/defesacivilgaspar
www.facebook.com/prefeituradegaspar
@defesacivilgaspar
@prefeituradegaspar
Os números oficiais às 6h do dia 05 são:
Ocorrências: 41
Locais atingidos: 15 bairros
Pessoas atingidas/ocorrências: 144
Pessoas desaparecidas: 00
Pessoas desabrigadas: 00
Pessoas no abrigo público: 00
Contatos com a imprensa: Amanda Weber, superintendente de Comunicação: (47) 99927-9291 / 3091-2010.