Prefeitura substitui lâmpadas tradicionais por LED
Quem trafega pelas principais ruas de Gaspar pode perceber os benefícios proporcionados pelo novo sistema de iluminação pública, implantado pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Foram mais de 40 ruas que receberam 3,2 mil novas lâmpadas de LED, que possibilitam melhoria na visibilidade e garantem conforto e segurança aos moradores, além de gerar economia aos cofres públicos. O valor total do investimento foi de R$ 3 milhões.
A ação faz parte do projeto de Lei que altera o Plano Plurianual do Município (PPM), a partir disso, parte dos recursos do Programa Avança Gaspar, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) são destinados para a melhoria da iluminação.
O projeto de iluminação pública consiste na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por novas luminárias em LED, consideradas mais econômicas e eficazes, já que poucas manutenções são necessárias para manter o bom funcionamento. Além disso, a instalação desta nova iluminação proporciona mais segurança às pessoas que trafegam pelas vias.
Além de padronizar e modernizar o sistema de iluminação pública, a nova tecnologia possibilita um consumo de energia 5 vezes menor em relação à iluminação tradicional, gerando uma grande economia aos cofres públicos. As lâmpadas de LED também possuem vida útil mais longa, reduzindo custos com trocas e, consequentemente, reduzindo também a poluição ambiental.
De acordo com o prefeito Kleber Wan-Dall, as novas luminárias são quase 70% mais econômicas. “É um investimento que reduz o consumo de energia elétrica. Desde a implementação nessas vias, conseguimos economizar cerca de 69,75%, quando comparado com as antigas lâmpadas.
Investimentos em Iluminação Pública
Em 2020, a Prefeitura de Gaspar investiu mais de R$ 500 mil reais em iluminação pública. No ano de 2019, várias vias da região central da cidade receberam melhorias e trocas para LED. Destaca-se a Rua Sete de Setembro, Rua Manoel Bittencourt, Rua João Silvino da Cunha, Rua Arnoldo Bernardino da Silva, Binário da Coloninha, Rua Prefeito Leopoldo Schramm, Estrada Geral Águas Negras, Rua João José Schmitt e Rua Pedro Bonifácio Sabel.
Não são apenas as vias que fazem parte do sistema de iluminação pública, parques, praças, prédios públicos e demais locais de uso comum também serão contemplados futuramente.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED não contém substâncias nocivas a saúde humana e a natureza e tem o consumo de energia altamente reduzido, considerando a redução de 70% no custo de energia. Sua vida útil está projetada em 50 mil horas de uso, é ecologicamente correto livre de mercúrio, tem sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ajuste automático a tensão do local de instalação, não gera raios ultravioleta e infravermelho e pode ser usada com energia renováveis.