Comissão interventora divulga relatório sobre situação do Hospital de Gaspar

Ao completar um mês da data de intervenção no Hospital de Gaspar, a Comissão Interventora divulgou nesta sexta-feira (27) um relatório informando o andamento dos trabalhos realizados até o momento. As primeiras medidas adotadas pela Comissão se deram em função de resolver problemas emergências como oxigênio, lavanderia, alimentação e medicação. Os salários de médicos e funcionários da Unidade também estão sendo pagos em dia e situações isoladas e retroativas serão resolvidas posteriormente.

O presidente da Comissão Interventora, José Eduardo de Souza, deixou claro que a prioridade durante o período foi garantir o atendimento à comunidade, que não esteve prejudicado em nenhum momento, bem como garantir a estabilidade financeira da Unidade de Saúde.  Problemas com a realização de exames de Raio-X e a providência de mais uma sala para cirurgias também foram solucionados.

O diretor clínico do Hospital e membro da Comissão, Ricardo Freitas, esclareceu que a intervenção deu mais segurança ao corpo clínico e que esta foi a medida viável para o momento. “Acreditamos que daqui pra frente teremos êxito para montar uma engrenagem que funcione”, ponderou.

Uma das medidas adotadas pela Comissão Interventora foi a contratação de uma empresa de auditoria que já trabalha na instituição e em breve deve apresentar dados mais concretos que serão divulgados. Várias pendências e contratos realizados antes da intervenção ainda deverão ser esclarecidos. De acordo com o relatório existem 555 protestos contra a Unidade de Saúde, além de ações judiciais e trabalhistas.

A secretária municipal de saúde de Gaspar, Márcia Cansian, que também faz parte da Comissão, esclareceu que o decreto de intervenção permitiu que a Secretaria Municipal de Saúde continue a efetuar  a destinação de recursos financeiros,  e que até o momento foram repassados R$262mil referente ao mês de maio e R$438mil em nível emergencial.  O relatório completo está disponível no site http://www.hnsps.com.br