Agricultura e Educação participaram de encontro para discutir detalhes do fornecimento de peixe nos CDIs e Creches

Foi realizado nesta segunda-feira (30) um encontro para definir os detalhes do fornecimento do filé de tilápia pelo piscicultor gasparense Rubens José Sabel nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e Creches Domiciliares de Gaspar. O piscicultor venceu a chamada pública aberta no mês de junho para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, entre eles o peixe.

A reunião aconteceu no pesque-pague Sabel, localizado no bairro Figueira. Participaram do encontro o Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert; o Secretário de Educação, Neivaldo da Silva; a Assessora Administrativa da Secretaria de Educação, Marlene Almeida; a nutricionista da Secretaria de Educação, Karla Medeiros; a Diretora de Alimentação Escolar, Valéria Schmitt da Cruz; os piscicultores Paulo Marangoni e Ofélia Campigotto, representantes da Associação de Aquicultores de Gaspar (Aquipar); e a família do piscicultor Rubens José Sabel, que também trabalha no pesque-pague.

O encontro serviu para mostrar o processo de preparação do peixe beneficiado que será entregue nos educandários. Na oportunidade, os Secretários de Agricultura, Alfonso Hostert, e de Educação, Neivaldo da Silva, destacaram essa conquista para a piscicultura de Gaspar ao participar da chamada pública e passar a fornecer o peixe nos CDIs e Creches do município.

A vigência dessa chamada pública é de seis meses. O peixe será fornecido nos educandários a partir do segundo semestre. Atualmente, o peixe já é um alimento consumido nessas instituições, adquirido por meio da licitação de alimentos e que passará a ser fornecido pelo piscicultor gasparense.

O peixe é um dos alimentos mais nutritivos, por isso é importante incentivar o consumo do pescado entre as crianças.

A Secretaria de Educação tem a pretensão de estender o pescado também para o cardápio das escolas. Para isso, será realizado entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015 um teste de aceitabilidade com os alunos do ensino fundamental, para verificar a possibilidade de incluir o peixe no cardápio.

Paralela à chamada pública, a Prefeitura também realiza anualmente uma licitação geral de alimentos, que abrange todos os gêneros alimentícios da alimentação escolar de CDIs, Creches Domiciliares e Escolas.

Mais informações:
Secretário de Educação, Neivaldo da Silva: 3332-8982 ou 8861-8540