Reunião apresentará resultados do mapeamento das áreas de risco em Gaspar

Será realizado no dia 15 de julho, às 14h, no Auditório do Paço Municipal, uma reunião para apresentar e discutir os resultados do levantamento de campo das áreas de alto e muito alto risco no município, realizado pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O evento será destinado a representantes comunitários e das secretarias da Prefeitura e a comunidade em geral. A reunião contará também com a presença de um representante do Ministério da Integração para falar sobre os resultados do projeto e da Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss.

Gaspar foi um dos 821 municípios considerados como prioritários pelo Governo Federal para a realização desse mapeamento, que possibilitasse conhecer aspectos importantes do gerenciamento das áreas de alto e muito alto risco.

No município, a empresa contratada pelo Governo Federal para a execução do projeto foi a GeoEnvi Geologia e Meio Ambiente, de Florianópolis, que produziu mapas temáticos que complementam a setorização das áreas de risco já definidas pelo Serviço Geológico do Brasil para esses 821 municípios.

Gaspar possui 58 setores de áreas de risco geológico. Esses mapas temáticos servirão para subsidiar as administrações públicas no planejamento de suas ações de prevenção e determinação de investimentos locais.

O projeto classifica adequadamente as áreas de risco e proporciona a elaboração de propostas de intervenções que visem à diminuição do risco a deslizamentos e inundações.

O que é um mapa de risco 
Os mapas de risco podem ser definidos como uma representação gráfica para ilustrar aspectos do risco. Geralmente são ilustrados por escala de cores para identificação dos níveis de risco. Os mapas são utilizados para auxiliar na identificação, priorização e mensuração dos riscos e seu gerenciamento. Mais que isso, os mapas de risco permitem a criação de políticas públicas mais eficientes que tragam melhores condições de resposta aos desastres e também a garantia de comunidades mais resilientes.

Mais informações:
Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss: 3318-0735 ou 8802-3099