Saúde de Gaspar lança campanha de combate à hepatite

A Secretaria de Saúde de Gaspar promoverá entre os dias 21 e 31 de julho uma campanha de combate às hepatites B e C. A campanha abrangerá a realização de testes das doenças, aplicação de vacina da hepatite B, entrega de materiais informativos e brindes e uma palestra.

Entre os dias 21 e 26 de julho serão promovidos testes das hepatites B e C nas unidades de saúde. Em cada dia, os testes ocorrerão em unidades diferentes, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Confira os dias e horários em que os testes rápidos serão realizados nas unidades de saúde:

Data

Unidades de Saúde

21/07

Barracão

22/07

Bela Vista e Jardim Primavera

23/07

Belchior e Waltrudes Bósio

24/07

Figueira e Gaspar Grande

25/07

Gasparinho, Gaspar Alto e Poço Grande

26/07

Centro

28/07

Santa Terezinha

Além disso, durante este período haverá entrega de folders da campanha nas unidades de saúde. Também serão realizadas explicações sobre as doenças nas unidades de saúde, salões de beleza, clínicas de estética e estúdios de tatuagens.

Durante a campanha, a Secretaria de Saúde também pretende intensificar a vacinação contra a hepatite B para pessoas de zero a 49 anos e para os grupos priorizados com alto risco de exposição ou alta suscetibilidade, mesmo fora da faixa etária, como coletores de lixo, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B,  manicures, pedicures, profissionais do sexo, entre outros.

A campanha prossegue no dia 26 de julho com realização de testes rápidos das hepatites B e C, das 8h às 17h, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica anexo à Unidade Central de Saúde. Neste dia também haverá entrega de folders e brindes com material informativo na Praça Getúlio Vargas e na Unidade Central de Saúde. Além disso, haverá divulgação da Semana Nacional de Vacinação Contra Hepatite B, que acontece entre os dias 26 de julho a 1º de agosto em Gaspar.

A programação da campanha encerra no dia 31 de julho com uma palestra sobre os marcadores da hepatite, ministrada pelo médico infectologista Ricardo Alexandre de Freitas. O evento será destinado aos médicos da rede de saúde pública e acontecerá às 14h, no auditório do Paço Municipal.

O que é Hepatite

A hepatite é uma doença infecciosa, viral, universalmente prevalente, embora com distribuição geográfica heterogênea. A doença pode se desenvolver de forma sintomática ou assintomática. É responsável por elevado número de casos de cirrose hepática e carcinoma hepático, em decorrência da infecção crônica.

Modo de transmissão

A transmissão do vírus da hepatite B e C se dá pelo sangue (via parenteral) e, sobretudo, pela via sexual, podendo ser consideradas doenças sexualmente transmissíveis. O recém-nascido pode adquirir o vírus da hepatite B durante o parto, no caso da gestante ser portadora do vírus (transmissão materno-infantil ou vertical). Quanto à hepatite A, seu contágio se dá pela água e esgoto contaminados com fezes de pacientes portadores do vírus A.  

Principais sintomas

De modo geral, os principais sintomas das hepatites virais A, B e C são náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras e icterícia (cor amarelada na pele e olhos).

Formas de prevenção

A vacinação é a medida de controle e prevenção mais segura e eficaz e de maior impacto contra a hepatite B. Além disto,  usar preservativos (camisinhas) nas relações sexuais e não compartilhar agulhas, instrumentos de manicure, aparelhos de barbear, escova de dentes, entre outros, são excelentes formas de se evitar o contágio tanto pela hepatite B quanto pela hepatite C. É importante lembrar que para não contrair a hepatite A, deve-se lavar muito bem alimentos crus, prepará-los com  as mãos sempre limpas e manter hábitos rigorosos de higiene pessoal e do ambiente.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3332-2020 ou 8827-0162
Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Luciana Reinert Silveira: 3332-7807