Secretaria de Agricultura e IFSC abrem inscrições para curso de qualificação profissional sobre piscicultura continental

A Secretaria de Agricultura de Gaspar, juntamente com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar, está com inscrições abertas para um curso gratuito de qualificação profissional sobre piscicultura continental, com enfoque agroecológico. As inscrições devem ser realizadas no site http://ingresso.ifsc.edu.br/novo/editais/197-editais-abertos até o dia 20 de julho.

O único pré-requisito para se inscrever é ser alfabetizado. O público-alvo do curso são piscicultores, técnicos, profissionais de áreas afins e comunidade em geral.

Após o período de inscrições será realizado um sorteio público para selecionar os cinquenta candidatos que irão preencher as vagas. Em seguida, de 28 julho a 5 de agosto, os selecionados terão esse prazo para realizarem as matrículas para o curso no IFSC Câmpus Gaspar, localizado na rua Adriano Kormann, 510, Bela Vista.

O curso iniciará no dia 11 de agosto e prosseguirá até o dia 8 dezembro. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Instituto de Gaspar. O curso tem carga horária de 160 horas.

O curso faz parte do projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar (SC)”, elaborado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar, com a colaboração da Secretaria de Agricultura, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e da Associação de Aquicultores de Gaspar (Aquipar).

O objetivo do curso é qualificar e capacitar produtores rurais que trabalham ou pretendem trabalhar com o cultivo de peixes de água doce, em piscicultura continental com enfoque agroecológico. O egresso poderá aturar em todas as etapas de produção de uma propriedade rural com foco na produção e beneficiamento de peixes de água doce.

O curso oferecerá as disciplinas de planejamento e gestão; nutrição de peixes de água doce; qualidade de água; patologia e sanidade; piscicultura continental; boas práticas de manejo na piscicultura (BPM); tecnologia pós-despesca; agroecologia e produção orgânica da piscicultura.

Mais informações:
Engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Henrique da Silva Pires: 3332-2990 ou 9914-9049
Coordenadora do projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar”, Graciane Pereira: 3318-3725