Gaspar sediou Dia de Campo sobre Sistema de Cultivo do Jundiá

Gaspar sediou no dia 17 de julho o Dia de Campo sobre Sistema de Cultivo do Jundiá. O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com apoio da Secretaria de Agricultura, da Agropecuária Lauro Schmitt e da Associação de Aquicultores de Gaspar (Aquipar), aconteceu no Pesque e Pague Schmitt, no Belchior Alto.

O Dia de Campo reuniu mais de 140 pessoas, entre elas representantes da Epagri e das associações de piscicultores dos municípios da região. Também partciparam o Secretário de Agricultura de Gaspar, Alfonso Bernardo Hostert, e servidores da secretaria. O objetivo do evento foi apresentar os resultados de desempenho em sistemas de cultivo do jundiá mais utilizados em Santa Catarina.

A programação contou com a apresentação dos resultados obtidos no projeto “Propaga Jundiá”, financiado pelo Programa SC Rural e pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que tem como objetivo mostrar uma nova alternativa de cultivo do jundiá. Três pesquisadores responsáveis pelo projeto falaram sobre os resultados obtidos na região.

O pesquisador da Epagri do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) do Campo Experimental de Piscicultura de Camboriú (CEPC) e coordenador do Projeto Propaga Jundiá/SC Rural, Hilton Amaral Júnior, abordou os “Sistemas de Cultivo do Jundiá”.

Já o biólogo e pesquisador da Epagri, Silvano Garcia, discutiu sobre a qualidade da água de cultivo, e o engenheiro agrônomo e pesquisador em Aquacultura, Paulo Warmling, falou sobre a “Análise financeira dos cultivos”.

O engenheiro agrônomo, Henrique da Silva Pires, da Secretaria de Agricultura de Gaspar, destaca que “o jundiá vem despontando, segundo as pesquisas, como umas das espécies mais promissoras para serem cultivadas no sul do país, devido ao clima subtropical na região”.

Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260