Saúde de Gaspar realiza ação da campanha de combate às hepatites em salão de beleza

A Secretaria de Saúde de Gaspar deu início nesta segunda-feira (21) à campanha de combate às hepatites B e C. Uma das ações realizadas foi em um salão de beleza, localizada no Centro.

A Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Luciana Reinert, esteve no local e deu orientações sobre a doença para os profissionais do estabelecimento, focando principalmente no risco de transmissão das hepatites B e C por meio de instrumentos de manicure. Além disso, foram entregues materiais informativos e brindes da campanha para os funcionários do salão.

A campanha de combate às hepatites prossegue até o dia 31 de julho e abrangerá a realização de testes das doenças, aplicação de vacina da hepatite B, entrega de materiais informativos e brindes e uma palestra.

Nesta segunda-feira (21) foram realizados testes das hepatites B e C na Unidade de Saúde do Barracão e na terça-feira (22) nas unidades do Bela Vista e Jardim Primavera. Os testes serão promovidos até a próxima segunda-feira (28) em unidades diferentes, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Confira os dias e horários em que os testes rápidos serão realizados nas unidades de saúde:

Data

Unidades de Saúde

Quarta-feira (23/07)

Belchior e Waltrudes Bósio

Quinta-feira (24/07)

Figueira e Gaspar Grande

Sexta-feira (25/07)

Gasparinho, Gaspar Alto e Poço Grande

Sábado (26/07)

Centro

Segunda-feira (28/07)

Santa Terezinha

Além disso, durante este período haverá entrega de folders da campanha nas unidades de saúde. Também serão realizadas explicações sobre as doenças nas unidades de saúde, salões de beleza, clínicas de estética e estúdios de tatuagens.

A campanha prossegue no sábado (26) com realização de testes rápidos das hepatites B e C, das 8h às 17h, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica anexo à Unidade Central de Saúde. Neste dia também haverá entrega de folders e brindes com material informativo na Praça Getúlio Vargas e na Unidade Central de Saúde.

A programação da campanha encerra no dia 31 de julho com uma palestra sobre os marcadores da hepatite, ministrada pelo médico infectologista Ricardo Alexandre de Freitas. O evento será destinado aos médicos da rede de saúde pública e acontecerá às 14h, no auditório do Paço Municipal.

Semana Nacional de Vacinação Contra Hepatite B
Durante a campanha também haverá divulgação da Semana Nacional de Vacinação Contra Hepatite B, que inicia no sábado (26) e prossegue até o dia 1º de agosto. No sábado (26) ocorrerá o Dia D de Vacinação, no qual todas as unidades de saúde aplicarão a vacina das 8h às 17h, com exceção das Unidades do Gaspar Alto e Lagoa.

A Unidade do Gaspar Alto antecipará o Dia D para sexta-feira (25). Na oportunidade, além da aplicação da vacina, também serão realizados exames preventivos de câncer de colo de útero e testes rápidos de hepatites B e C, de HIV e de sífilis.

A Secretaria de Saúde recomenda que durante a campanha os usuários atendidos na Unidade de Saúde do bairro Lagoa se dirijam até a Estratégia Saúde da Família (ESF) Waltrudes Bósio, no bairro Margem Esquerda, para receber a vacina, pois na unidade do bairro Lagoa não será aplicada a vacina. Já os usuários que são atendidos em outras ESFs devem se dirigir à sua unidade de referência para serem imunizados.

A vacina contra a hepatite B é aplicada em pessoas de zero a 49 anos e nos grupos priorizados com alto risco de exposição ou alta suscetibilidade, mesmo fora da faixa etária, como coletores de lixo, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B,  manicures, pedicures, profissionais do sexo, entre outros.

A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas com idade entre um e 49 anos que possuem caderneta/cartão de vacina com três doses de hepatite B registradas não precisarão ser vacinadas.  Só é necessário aplicar a vacina da hepatite B em quem nunca recebeu qualquer dose ou que possua menos de três doses registradas.

O que é Hepatite
A hepatite é uma doença infecciosa, viral, universalmente prevalente, embora com distribuição geográfica heterogênea. A doença pode se desenvolver de forma sintomática ou assintomática. É responsável por elevado número de casos de cirrose hepática e carcinoma hepático, em decorrência da infecção crônica.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3332-2020 ou 8827-0162
Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Luciana Reinert Silveira: 3332-7807