Secretaria de Saúde realizou cerca de 1,5 mil testes rápidos de hepatites B e C

Durante a Campanha de Combate às Hepatites B e C em Gaspar, a Secretaria de Saúde realizou 715 testes rápidos de hepatite B e 765 de hepatite C, somando 1480 testes. Dos resultados obtidos, apenas 11 deram positivos, sendo sete de hepatite B e quatro de hepatite C.

Os testes rápidos foram aplicados nas unidades de saúde do Barracão, Bela Vista, Belchior, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Alto, Gaspar Grande, Jardim Primavera, Poço Grande, Santa Terezinha e Waltrudes Bósio.

Além disso, prossegue até sexta-feira (1º) em Gaspar a Semana Nacional de Vacinação Contra Hepatite B. A vacina contra a hepatite B é aplicada em pessoas de zero a 49 anos e nos grupos priorizados com alto risco de exposição ou alta suscetibilidade, mesmo fora da faixa etária, como coletores de lixo, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B,  manicures, pedicures, profissionais do sexo, entre outros.

A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas com idade entre um e 49 anos que possuem caderneta/cartão de vacina com três doses de hepatite B registradas não precisarão ser vacinadas.  Só é necessário aplicar a vacina da hepatite B em quem nunca recebeu qualquer dose ou que possua menos de três doses registradas.

Os usuários que devem receber a vacina podem procurar a unidade de saúde de sua referência. As unidades que estão aplicando a vacina são: Barracão, Bela Vista, Belchior, Figueira, Gasparinho Quadro, Gaspar Grande, Jardim Primavera, Poço Grande, Santa Terezinha, Margem Esquerda e Centro.

A Secretaria de Saúde recomenda que durante a campanha os usuários atendidos na Unidade de Saúde do bairro Lagoa se dirijam até a Estratégia Saúde da Família (ESF) Waltrudes Bósio, no bairro Margem Esquerda, para receber a vacina, pois na unidade do bairro Lagoa não será aplicada a vacina.

O que é Hepatite

A hepatite é uma doença infecciosa, viral, universalmente prevalente, embora com distribuição geográfica heterogênea. A doença pode se desenvolver de forma sintomática ou assintomática. É responsável por elevado número de casos de cirrose hepática e carcinoma hepático, em decorrência da infecção crônica.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3332-2020 ou 8827-0162
Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Luciana Reinert Silveira: 3332-7807