Palestra inaugural do curso de piscicultura continental acontece nesta segunda (11) no IFSC
Será realizada nesta segunda-feira (11), a partir das 8h30, a abertura oficial do curso de piscicultura continental no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar, localizado na rua Adriano Korman, 510, Bela Vista. Participam da abertura autoridades da Prefeitura de Gaspar, do IFSC, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e da Associação de Aquicultores de Gaspar (Aquipar).
O curso faz parte do projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar (SC)”, elaborado pelo IFSC, com a colaboração da Secretaria de Agricultura, da Epagri e da Aquipar.
Em seguida, às 10h, acontece a palestra inaugural do curso com o título “Piscicultura, esse negócio vale a pena?”, ministrada pelo oceanógrafo Fernando Silveira do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap)/Epagri. Além dos alunos inscritos para o curso de piscicultura continental, também estão convidados para a palestra inaugural a comunidade em geral.
A palestra tem como objetivo dar uma noção de quanto se pode ganhar em dinheiro com a piscicultura, apresentar quais são os cuidados que se deve ter para obter sucesso na atividade e mostrar um panorama da piscicultura em Santa Catarina.
Sobre o curso de piscicultura continental
O curso inicia no dia 11 de agosto e prossegue até o dia 8 dezembro. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Instituto de Gaspar. O curso tem carga horária de 160 horas.
O objetivo é qualificar e capacitar produtores rurais que trabalham ou pretendem trabalhar com o cultivo de peixes de água doce, em piscicultura continental com enfoque agroecológico. O egresso poderá aturar em todas as etapas de produção de uma propriedade rural com foco na produção e beneficiamento de peixes de água doce.
O curso oferecerá as disciplinas de planejamento e gestão; nutrição de peixes de água doce; qualidade de água; patologia e sanidade; piscicultura continental; boas práticas de manejo na piscicultura (BPM); tecnologia pós-despesca; agroecologia e produção orgânica da piscicultura.
Ainda há vagas para esse curso. Quem tiver interesse em matricular-se pode entrar em contato com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Henrique da Silva Pires pelo telefone 3332-2990 e e-mail agricultura@gaspar.sc.gov.br ou com a coordenadora do projeto, Graciane Pereira pelo telefone 3318-3725 e e-mail piscicultura.gaspar@gmail.com.
Mais informações:
Engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Henrique da Silva Pires: 3332-2990
Coordenadora do projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar”, Graciane Pereira: 3318-3725