Procon de Gaspar realiza cerca de seis mil atendimentos entre 2013 e 2014

A Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar realizou 5.796 atendimentos após um ano de integração com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Desde o dia 1º de agosto de 2013 todos os atendimentos do Procon passaram a ser efetuados por meio do Sistema Informatizado disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Dos 5.796 atendimentos realizados, 2.004 foram de atendimento preliminar; 1.801 da Carta de Informações Preliminares (CIP), em que o órgão encaminha documentos para as empresas solicitando informações e resolução da demanda do consumidor; 1.685 de Simples Consulta e 306 atendimentos de outros tipos.

O Procon também realizou 1.163 retornos da CIP. Além disso, foram instaurados 156 processos administrativos, a sua grande maioria decorrentes de retorno de CIP, em que os fornecedores não atenderam o consumidor. Nestes processos ocorreram 120 audiências. 

Em 2014, o Procon de Gaspar passou a aplicar sanções de multa nas empresas que estavam com processo no órgão municipal. As multas aplicadas em diversos processos administrativos somam o valor de R$90 mil. O dinheiro recebido vai para o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos e é utilizado para ações de defesa do consumidor, como campanhas de orientação ao cliente, capacitação de profissionais do Procon e modernização administrativa. Parte desse recurso já foi recolhido para o Fundo e o restante está seguindo os trâmites administrativos para cobrança da empresa.

Entre o dia 1º de agosto de 2013 e 1º de agosto de 2014 as empresas de telefonia foram as que tiveram mais atendimentos, seguidas pelos atendimentos de instituições financeiras e de problemas com produtos.

Confira os principais atendimentos do Procon de Gaspar

Fornecedor

Atendimentos

Porcentagem

OI S.A.

1212

21,76%

Tim Celular S.A.

223

4,00%

Vivo S.A.

192

3,45%

Claro S.A.

188

3,37%

Global Village Telecom Ltda.

174

3,12%

DB S.A – Lojas Berlanda

171

3,07%

Lojas Salfer SA.

135

2,42%

Banco Bradesco SA

108

1,94%

Sky Brasil Serviços Ltda.

100

1,80%

Universo Online S.A.

93

1,67%

Caixa Econômica Federal

87

1,56%

Banco Santander (Brasil) S.A.

86

1,54%

Celesc Distribuição S.A.

78

1,40%

Banco Itaucard S.A.

65

1,17%

E. R. Koerich S.A. Com. e Ind.

64

1,15%

Mercadomoveis Ltda.

63

1,13%

Via Varejo S.A.

61

1,09%

TNL PCS S.A. – OI TV 

59

1,06%

Britania Eletrodomésticos Ltda.

57

1,02%

BV Financeira S.A.

55

0,99%

 

Sobre o Sindec
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de integração do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.

O sistema permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Todo esse trabalho, harmônico e articulado entre os Procons, gera informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec no âmbito do Ministério da Justiça.

Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores. O acesso aos dados, informações e gráficos do Sindec cumpre o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, reforça a cultura da prevenção e permite a promoção de políticas públicas nacionalmente integradas para a Defesa do Consumidor.

Mais informações:
Diretor-Geral do Procon, Roberto Procópio de Souza:3332-9539 ou 9961-8512