Procon de Gaspar realiza cerca de seis mil atendimentos entre 2013 e 2014
A Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar realizou 5.796 atendimentos após um ano de integração com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Desde o dia 1º de agosto de 2013 todos os atendimentos do Procon passaram a ser efetuados por meio do Sistema Informatizado disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Dos 5.796 atendimentos realizados, 2.004 foram de atendimento preliminar; 1.801 da Carta de Informações Preliminares (CIP), em que o órgão encaminha documentos para as empresas solicitando informações e resolução da demanda do consumidor; 1.685 de Simples Consulta e 306 atendimentos de outros tipos.
O Procon também realizou 1.163 retornos da CIP. Além disso, foram instaurados 156 processos administrativos, a sua grande maioria decorrentes de retorno de CIP, em que os fornecedores não atenderam o consumidor. Nestes processos ocorreram 120 audiências.
Em 2014, o Procon de Gaspar passou a aplicar sanções de multa nas empresas que estavam com processo no órgão municipal. As multas aplicadas em diversos processos administrativos somam o valor de R$90 mil. O dinheiro recebido vai para o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos e é utilizado para ações de defesa do consumidor, como campanhas de orientação ao cliente, capacitação de profissionais do Procon e modernização administrativa. Parte desse recurso já foi recolhido para o Fundo e o restante está seguindo os trâmites administrativos para cobrança da empresa.
Entre o dia 1º de agosto de 2013 e 1º de agosto de 2014 as empresas de telefonia foram as que tiveram mais atendimentos, seguidas pelos atendimentos de instituições financeiras e de problemas com produtos.
Confira os principais atendimentos do Procon de Gaspar:
Fornecedor |
Atendimentos |
Porcentagem |
OI S.A. |
1212 |
21,76% |
Tim Celular S.A. |
223 |
4,00% |
Vivo S.A. |
192 |
3,45% |
Claro S.A. |
188 |
3,37% |
Global Village Telecom Ltda. |
174 |
3,12% |
DB S.A – Lojas Berlanda |
171 |
3,07% |
Lojas Salfer SA. |
135 |
2,42% |
Banco Bradesco SA |
108 |
1,94% |
Sky Brasil Serviços Ltda. |
100 |
1,80% |
Universo Online S.A. |
93 |
1,67% |
Caixa Econômica Federal |
87 |
1,56% |
Banco Santander (Brasil) S.A. |
86 |
1,54% |
Celesc Distribuição S.A. |
78 |
1,40% |
Banco Itaucard S.A. |
65 |
1,17% |
E. R. Koerich S.A. Com. e Ind. |
64 |
1,15% |
Mercadomoveis Ltda. |
63 |
1,13% |
Via Varejo S.A. |
61 |
1,09% |
TNL PCS S.A. – OI TV |
59 |
1,06% |
Britania Eletrodomésticos Ltda. |
57 |
1,02% |
BV Financeira S.A. |
55 |
0,99% |
Sobre o Sindec
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de integração do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.
O sistema permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.
Todo esse trabalho, harmônico e articulado entre os Procons, gera informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec no âmbito do Ministério da Justiça.
Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores. O acesso aos dados, informações e gráficos do Sindec cumpre o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, reforça a cultura da prevenção e permite a promoção de políticas públicas nacionalmente integradas para a Defesa do Consumidor.
Mais informações:
Diretor-Geral do Procon, Roberto Procópio de Souza:3332-9539 ou 9961-8512