Primeira intercambista do Câmpus Gaspar do IFSC embarca na próxima semana

Aos 18 anos, Jaqueline da Silva Scharf sempre quis trabalhar com pesquisa na área de bioquímica e biomedicina. Foi isso que a motivou a estudar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atualmente faz o curso técnico integrado em Química no Câmpus Gaspar. Na próxima semana, a aluna embarca para a Argentina onde participará de um intercâmbio estudantil pelo Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Mais que uma conquista pessoal, Jaqueline representa uma conquista para o Câmpus Gaspar já que será a primeira intercambista do câmpus.

Enquanto arruma as malas para a viagem, a estudante é só empolgação. “Como estarei trabalhando na área que mais gosto, minhas expectativas são enormes”, conta. Jaqueline diz que que pretende se dedicar para aproveitar essa oportunidade. “Sei que será um desafio, mas pretendo dar o máximo de mim e trazer para o Instituto toda a experiência que o intercâmbio e a pesquisa me trarão”, destaca.

A aluna embarca no dia 18 de agosto para Villa Maria, na Argentina. Durante três meses, desenvolverá um projeto de pesquisa na Universidad Nacional de Villa Maria, juntamente com a estudante do curso técnico integrado em Química do Câmpus Florianópolis, Paula Ferreira, também selecionada para asexta edição do Propicie.

Jaqueline irá trabalhar em projetos paralelos que envolvem a aplicação de quitosano, um polissacarídeo produzido por meio da quitina. “O primeiro projeto visa a aplicação do quitosano no recobrimento de alimentos e preservação dos mesmos. O segundo visa a microencapsulação de flavonoides em quitosano para a posterior aplicação das microcápsulas em modelos de inflamação intestinal”, explica.

Apesar de já ter viajado a turismo para o Paraguai e a Argentina, essa será a primeira experiência de intercâmbio da aluna, que conta com total apoio da família. “Meus pais estão me ajudando com a documentação e estão muito felizes por saber que estou tendo essa oportunidade”, ressalta.

Intercâmbio no IFSC

Jaqueline foi uma das estudantes selecionadas pelo Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC, o Propicie.

O Propicie tem como objetivo propiciar ações de cooperação internacional no processo de aperfeiçoamento da educação, ciência e tecnologia para estudantes do IFSC, bem como fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no IFSC, visando melhorar e consolidar a posição da Instituição junto à sociedade acadêmica, científica e tecnológica catarinense, brasileira e internacional. Além do Propicie, outra opção para quem quer estudar fora é o programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras.

Fonte: Coordenadoria de Jornalismo do IFSC