Samae promoveu capacitação de servidores para utilização de novo equipamento
O Samae de Gaspar adquiriu um geofone eletrônico de alta sensibilidade, que é utilizado para detectar vazamentos em redes de distribuição de água. O aparelho foi comprado com o objetivo de intensificar o controle de perdas no abastecimento de água, que se caracteriza por meio da diferença do volume da água tratada, colocada à disposição para a população e registrado nos hidrômetros dos consumidores finais.
Para utilizar o equipamento, nesta quinta feira (21) alguns servidores do Samae receberam um treinamento teórico e prático, com simulações de vazamentos, na sede da Associação Atlética Samae.
Participaram do curso o Diretor-Presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira; a Assessora Administrativa do Samae, Irodete Barbieri da Silva e o Operador de Sistema, Ricardo Melato. Além disso, os servidores do Samae Cleomar Cardoso dos Santos, Gilsionei Schmitt, Joao Basilio Schramm, Ivanir Cardoso de Siqueira, Luiz Carlos da Silva, Orivan Pereira, Paulo Costa, Paulo Henrique Poffo e Valmir Hamilton dos Santos acompanharam o treinamento.
A capacitação foi ministrada pelo engenheiro sanitarista e ambiental e sócio-proprietário da empresa Sanova – Tecnologia e Inovação em Saneamento Ambiental, Guilherme Violato Girol.
Durante o curso, foram abordados os aspectos operacionais do equipamento, assim como temas relacionados a perdas de água, indicadores de desempenho, macromedição, automação e telemetria, setorização, entre outros. Os assuntos abordados são importantes para que os envolvidos com o trabalho de geofonamento tenham uma percepção do grande trabalho que envolve o combate das perdas de água.
As perdas de água podem ser reais ou físicas, quando decorrentes de vazamentos no sistema de distribuição e aparentes ou comerciais, nos casos de ligações clandestinas, hidrômetros antigos e falhas no cadastro de consumidores.
O Diretor-Presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira, ressalta que “a autarquia quer reduzir para o mínimo o índice de perdas, por isso o Samae está investindo constantemente na substituição de hidrômetros, no combate às ligações clandestinas ou religadas por conta e na localização das fugas nos sistemas subterrâneos”.
O Diretor-Presidente afirma que o novo aparelho irá auxiliar na hora de detectar o vazamento e vai evitar maiores desgastes na rede que prejudicam o abastecimento de água. “Essas melhorias constantes são necessárias para que possamos prestar um serviço com qualidade e eficiência para toda a população”, conclui Élcio de Oliveira.
Para adquirir o geofone, o Samae investiu aproximadamente R$12 mil.
Mais informações:
Diretor-Presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira: 3332-1155 ou 8801-8156