Secretaria de Educação promove eleição dos conselhos escolares nesta quarta-feira

A Secretaria de Educação promove nesta quarta-feira (27) a eleição dos conselhos escolares nas escolas municipais e nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar. A escolha dos representantes é realizada conforme a Lei nº 3550, de 4 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a criação e implantação dos conselhos escolares nos estabelecimentos de ensino mantidos pelo poder público municipal.

Podem participar da votação pais e responsáveis legais de alunos regularmente matriculados nas escolas ou CDIs, alunos dos anos finais, servidores docentes e não docentes. A comunidade local fará a escolha de seu representante em reunião específica e comunicará a Comunidade Escolar.

Nos CDIs serão eleitos representantes dos segmentos dos professores, dos berçaristas, dos pais, da Associação de Pais e Professores (APP), dos serviços gerais e da comunidade local.

Já nas escolas de séries iniciais (1º ao 5º ano) serão eleitos representantes dos professores, dos pais, dos serviços e da comunidade local e nas escolas de séries iniciais e finais (1º ao 9º ano) serão eleitos representantes dos professores, da coordenação pedagógica, dos pais, dos serviços gerais, dos alunos (a partir do 6º ano) e da comunidade local. Além disso, os diretores gerais das escolas e dos CDIs farão parte da comissão de cada educandário.

Sobre os conselhos escolares

Os conselhos escolares propiciam uma gestão descentralizada, concentrada não somente no diretor, e que possa ser vista como um projeto coletivo, que institua uma organização colegiada. São constituídos por representantes da comunidade escolar e comunidade local.

A essência da gestão democrática na escola é a autonomia, espaço de decisão de todos. A democracia não se determina por leis ou decretos, mas por uma nova cultura de ouvir mais e respeitar as decisões e falas de todos os envolvidos no processo educativo.

Mais informações:
Secretária de Educação, Marlene Almeida: 3332-8982 ou 8861-8540
Diretora-Geral da Secretaria de Educação, Rozangela Aparecida Alves Elias: 3332-8982