Obras da educação seguem durante o recesso escolar de Gaspar

O investimento total ultrapassa R$ 22 milhões

O recesso escolar é momento de descanso para os estudantes. Para a Secretaria de Educação é momento de seguir com as obras nas unidades de ensino de Gaspar. Estão acontecendo simultaneamente diversas obras de reforma, ampliação e melhorias nas unidades, a fim de garantir mais segurança e conforto para os estudantes, professores e servidores das Escolas e CDIs. O investimento total ultrapassa R$ 22 milhões.

CDI Nelson Alexandre Bornhausen

As obras de implantação do novo Centro de Desenvolvimento Infantil Nelson Alexandre Bornhausen estão 73,81% completas e avançando neste período de recesso. Após o término das obras, o CDI deve gerar 365 novas vagas em período integral para as crianças gasparenses.

A grande construção chama a atenção de quem passa no local. Com uma área construída de cerca de 3000,00 m², será o maior Centro de Desenvolvimento infantil de Gaspar. O custo total da obra é de cerca de R$7,7 milhões e até o momento foram investidos mais de R$ 4,7 milhões.

CDI Francisco Mastella

Entre as obras de ampliação e reforma das unidades está o CDI Deputado Francisco Mastella, localizado no Bairro Poço Grande. Após a conclusão das obras, cerca de 220 crianças receberão atendimento em tempo integral. As obras iniciaram em dezembro do último ano e pouco mais de 86% já foi concluído. Até o momento já foram investidos quase R$ 3 milhões. O valor total após a conclusão da obra será cerca de R$ 3.200.000,00 (três milhões duzentos mil).

A ampliação do CDI abrangerá uma área de aproximadamente 600 m². O projeto executado pela empresa Poli Construções consiste na reforma de uma unidade já existente e também na construção de uma nova edificação em alvenaria. O espaço terá novas salas de aula, área externa, pintura externa, troca de telhados, instalações elétricas, sistema de climatização e adequação das normas de acessibilidade. O setor de engenharia da Secretaria de Educação também já adaptou o projeto para as normas internacionais de segurança.

EEB Vitório Anacleto

Além dos CDIs, a Prefeitura também está realizando obras de melhoria em escolas. Para atender estudantes no período integral, com infraestrutura moderna e ensino de qualidade, as obras de reforma e ampliação na EEB Vitório Anacleto seguem acontecendo. A execução dos serviços na escola está acontecendo em duas etapas.

A primeira etapa consiste em uma ampliação da unidade com a construção de um bloco de dois pavimentos de uma área total de 977,84 m², construção de dez salas de aula com capacidade de 35 alunos por sala, além de uma sala exclusiva para Atendimento Educacional Especializado (AEE). A segunda etapa contempla a construção de um segundo bloco urbanismo e quadra multiuso.

A empresa contratada para execução dos serviços é a VB Construções e o valor total do investimento na primeira fase do projeto é de R$ 3,1 milhões. No momento, a obra já está com 44% de execução pronta e mais de R$ 1,3 milhão investido.

Com 86 anos de história, a EEB Prof. Vitório Anacleto Cardoso, foi a primeira escola municipal implantada em Gaspar. Atualmente, cerca de 570 alunos frequentam o educandário, divididos em dois turnos.

EEB Luiz Franzói

A reforma e construção do novo centro esportivo e uma área de lazer na EEB Luiz Franzói seguem em andamento. O projeto prevê a reforma da unidade, do banheiro e do ginásio de esportes. Além disso, uma área de mais de 12 mil m² sediará o Complexo Poliesportivo, com uma pista de corrida, campo de futebol, arremesso de peso, salto em altura, distância, quadras de esporte, quadra de areia e streetball.

O complexo poliesportivo contempla também um playground, pista de caminhada, área verde, arquibancada, container para depósito de materiais esportivos. O investimento total da construção do complexo e reforma da unidade é de R$ 2,9 milhões proveniente de recursos do Programa Avança Gaspar e a empresa responsável pela obra será a SLM Construções e Serviços Sustentáveis Eirelli. O serviço já está com mais de 60% executado e quase R$ 2 milhões investidos.

O parque poliesportivo, além de ser beneficiar toda a comunidade escolar, durante o período escolar, com as aulas de educação física e atividades pedagógicas, também ficará acessível para toda a comunidade.

EEB Norma Mônica Sabel

A EEB Norma Mônica Sabel, no Bairro Margem Esquerda, também está recebendo melhorias em toda a estrutura. São mais de 800 pessoas, entre alunos, professores, funcionários terceirizados que serão beneficiados com as melhorias do educandário. A obra é executada pela empresa WDF, ganhadora da licitação.

A EEB Norma Mônica Sabel está sendo totalmente transformada para ser o novo modelo de escola do município. Até o momento já foram investidos aproximadamente R$ 6,5 milhões. A reforma da unidade de ensino já está 89% executada e inclui a troca de toda instalação elétrica, construção de novas lajes do pavimento térreo que sofreram recalque, manutenção e instalação de soleiras nas janelas, retirado do muro em torno da unidade, além de realizar a pintura de toda a unidade, reforma da cobertura e a instalação de um novo playground para as crianças com o intuito de melhorar as condições de ensino de todos os estudantes.

A escola também será modelo em acessibilidade. Todos os espaços serão transformados para serem democráticos com todos os alunos. A unidade terá instalação de elevadores, rampas de acesso, banheiros adaptados entre outros.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca a importância dos investimentos realizados na educação. “Os investimentos realizados são um reflexo do compromisso que temos em proporcionar educação de qualidade e segurança para as crianças e jovens do nosso município. Trabalhando arduamente para criar ambientes que estimulem a aprendizagem, proporcionem conforto e acessibilidade, valorizando assim o desenvolvimento educacional de nossas crianças e jovens” comenta.