Oficinas de computação são oferecidas para gasparences acima de 60 anos
O programa oferece aulas gratuitas de informática para idosos a partir do dia 20 de julho
A Prefeitura de Gaspar através da Secretaria de Assistência Social realiza o programa “Digitei 60+” que proporciona oficinas de computação para idosos que possuem dificuldades em determinadas tecnologias. As matrículas devem ser efetuadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) até o dia 22 de julho com documentos pessoais, comprovante de residência e uma foto 3×4.
O projeto tem o objetivo de capacitar idosos que têm dificuldades em lidar com os novos avanços tecnológicos, através de oficinas de inclusão digital, para o uso de novas tecnologias da informação, desta forma possibilitando uma melhor integração dos idosos na “sociedade da informação”, como cidadão ativo e sem medo de conhecer e utilizar a tecnologia.
Durante o programa a atividade principal será a aula prática de informática, momento em que os idosos poderão tem contato com o computador e poder aprender as ferramentas básicas para ter aptidão para acessar sites, redes sociais, e todas as possibilidades de interação que a informática oferece. As oficinas serão ministradas por um instrutor que neste caso é o educador social.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Salesio da Conceição, o objetivo da capacitação é ensinar noções básicas sobre informática, internet e redes sociais. “Além de proporcionar algo novo para a nossa terceira idade, o aprendizado melhora a autoestima e fortalece a convivência humana e a interação social. Como sabemos, a internet é necessário para tudo, quem não sabe utilizar as ferramentas digitais é excluído de alguma forma. Fico feliz de conseguirmos proporcionar conhecimento digital aos nossos idosos”, comenta o secretário.
O aprendizado digital traz para pessoas da terceira idade oportunidades para se tornar um aprendiz e com isso promove o estimulo mental e o bem estar. A tecnologia possibilita ao individuo a integração com a comunidade eletrônica, e da à possibilidade de ter contato com parentes, amigos, aprendendo e reduzindo o isolamento por meio da experiência em comunidade.
A inclusão digital do idoso se efetiva quando a ferramenta é utilizada para a melhoria de sua condição de vida, com conhecimento e informações.
Arquivo PMG