Paradesporto de Gaspar comemora conquistas do último ano
Atletas conquistaram convocações e medalhas em diversas competições durante 2022
Durante o último ano a equipe do Programa Paradesporto de Gaspar demonstrou o grande potencial que os paratletas da cidade têm. Os paratletas receberam convocações para representar o Estado de Santa Catarina e também conquistaram medalhas em competições muito importantes como o as Paralímpiadas Escolares, Circuito Escolar Paralímpico, Parajesc e Meeting Paralímpico e Meeting de Halterofilismo.
Cerca de 140 atletas gasparenses participaram dos treinos da equipe do Paradesporto de Gaspar durante o ano de 2022, nas modalidades de Atletismo, Bocha-Paralímpica, Natação-Paralímpica e halterofilismo paraolímpico.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar, Roni Muller afirma que no ano de 2022 o Programa Paradesporto Gaspar deu um passo muito importante na inclusão esportiva e que o investimento na categoria será uma das prioridades. “No último ano a equipe do Programa promoveu diversas avaliações com alunos das redes de ensino do município, buscando a participação de cada vez mais paratletas. Continuaremos com essas avaliações e oportunizando a prática esportiva e até a carreira no esporte para cada vez mais jovens, incluindo aqueles que possuam algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual. Sinto muito orgulho em ver nossos jovens tendo tanto destaque, é o que faz todo o esforço valer a pena”, afirma Roni.
A primeira competição que Gaspar participou com a equipe de Paradesporto foi o Circuito Escolar Paralímpico, onde conquistou três medalhas de ouro com a participação da Atleta Gabriely Stein Hostins, na modalidade de natação.
Outra competição disputada pela equipe no ano foi o Parajesc, e logo na primeira participação da cidade na competição foram conquistadas 17 medalhas, sendo 9 delas de ouro, 6 de prata e 2 medalhas de Bronze. As medalhas foram conquistas na modalidade de Bocha Paralímpica, Atletismo e Natação.
Pelas Paralímpiadas Escolares Gaspar teve representantes nas modalidades de Natação, Bocha e Futebol Sete. Na etapa regional da competição a atleta Gabriely Stein Hostins conquistou três medalhas, duas delas de ouro e uma de prata. Já na etapa nacional, Gabriely também foi o grande destaque da equipe paradesportiva de Gaspar, conquistando quatro medalhas de ouro, vencendo todas as provas que competiu, fato que ajudou Santa Catarina a conquistar a 2ª colocação geral nas Paralimpíadas Escolares. Outra modalidade que teve representação gasparense foi o Futebol de Sete (ou futebol PC), os atletas Adauri Rebelo Júnior e Maria Clara Pereira fizeram parte da equipe catarinense que contava também com atletas de Blumenau e Itajaí. A equipe fez bons jogos e conseguiu ficar com a 5ª colocação geral na modalidade.
As últimas duas competição disputadas pelos atletas do Paradesporto no ano foram o Meeting Paralímpico e o Meeting de Halterofilismo. Gaspar conquistou oito medalhas, sendo três delas de ouro, quatro de prata e mais uma de bronze, todas elas nas modalidades de atletismo, no Halterofilismo Gaspar conquistou a 5º lugar, sendo o atleta de Gaspar o único estreante na modalidade.
Além das competições externas do ultimo ano o Paradesporto de Gaspar também promoveu um Festival Paradesportivo Escolar, com o objetivo oferecer para crianças e adolescentes com deficiências acesso a inclusão social por meio do esporte. Participaram do Festival alunos entre 9 e 17 anos matriculados nas redes de ensino municipais, estaduais, federais e privadas do município, e que possuíam algum tipo de deficiência, seja ela físico-motora, visual, auditiva, intelectual, TEA (autismo) ou Down.